História da Escola e do Patrono

HISTÓRICO DA UNIDADE ESCOLAR


A EE “Professor Francisco Augusto da Costa Braga”, é o mais antigo estabelecimento de ensino do bairro do Pedregulho.  Criado por Decreto de 03 de março de 1932, o "Grupo Escolar Costa Braga" (nome de fundação), foi instalado em 06/03/1932, para atender às necessidades da população operária, que ali se radicava, com o surgimento da 1ª Fábrica de Tecidos de Guaratinguetá.  Inicialmente ocupava uma casa na atual Avenida João Pessoa, nº 852, e na metade da década de 50 do século passado, o novo prédio foi inaugurado na Rua Pedro Cáppio, nº 72 – Pedregulho, onde funciona até hoje.
            Merece especial destaque a galeria de seus Diretores efetivos, sendo o Professor Francisco Alvim Taques Bittencourt, quem teve a honra de ser o primeiro a dirigir este estabelecimento de ensino, desde a sua instalação em 10/03/1932 até 09/08/1945.
           A partir de abril de 1955, instalou-se definitivamente em prédio próprio construído pelo Governo do Estado, com 3 pavimentos, 13 salas de aulas, dependências administrativas, além de Biblioteca, sala de professores e dependências sanitárias.
          Também, as modalidades de ensino oferecidas foram se modificando de acordo com o crescimento da cidade e das necessidades atuais. A escola já abrigou a Educação Infantil, o Ensino Fundamental – anos iniciais e finais. Atualmente atende Ensino Médio Regular e EJA (Educação para Jovens e Adultos), funcionando em três turnos.


BIOGRAFIA DO PATRONO: PROFESSOR FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA


Francisco Augusto da Costa Braga, Patrono de nossa Escola, foi um exemplo extraordinário do Educador Bandeirante no Vale do Paraíba.
Nasceu na cidade de Areais, Estado de São Paulo, em 10 de maio de 1869. Diplomou-se pela antiga Escola Normal da Capital do Estado de São Paulo em 1888, tendo iniciado o magistério a 12 de Abril de 1889, com exercício da cidade de Areias. Em 9 de Junho de 1892, foi removido para Jacareí.
Em 12 de janeiro de Janeiro de 1893 foi removido para escola do Bairro de Itagaçaba, em Areias. Em 12 de Dezembro de 1893, passou a exercer seu cargo em Caçapava. Em 13 de fevereiro de 1895 foi removido para Socorro, na  cidade de Pindamonhangaba. Em 25 de Outubro de 1895, voltou para a cidade de Areias. Em 23 de Junho de 1896 foi nomeado Inspetor Distrital. Em 17 de Fevereiro de 1898, passou a exercer o cargo de auxiliar do Diretor do Grupo Escolar “ Flamínio Lessa”, em Guaratinguetá. Em 28 de abril de 1900 foi nomeado Diretor do Grupo Escolar de Jacareí, tendo também exercido o cargo de professor de Geografia do Ginásio “Nogueira da Gama” , em Jacareí, durante algum tempo.
Em 26 de fevereiro de 1910 foi removido para o cargo de Diretor do Grupo Escolar “ Gabriel Prestes, em Lorena, no qual ficou durante 11 anos, até 15 de janeiro de 1921, quando foi removido para o cargo de Diretor do Grupo Escolar “Flamínio Lessa”, em Guaratinguetá.
            Ocupou o cargo de Vice-Diretor do Ginásio “Nogueira da Gama” em Guaratinguetá , desde sua abertura até 15 de Setembro de 1925, data de sua morte.

Comentários

  1. que coisa mais desnecessaria esses tipos de comentarios,seu desocupado, vai estudar q vc ganha mais

    ResponderExcluir

Postar um comentário