BIOLOGIA

ROTEIROS DE ESTUDO


PRIMEIRAS SÉRIES

ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 1ºANO D
PROFESSORA: DANIELE ALVES DA SILVA
HABILIDADE(S) Reflexões e estudos sobre as interações entre os seres vivos e deles com o meio ambiente.
ATIVIDADE : TRABALHO PESQUISA CADEIA ALIMENTAR E RELAÇÕES INTRAESPECÍFICAS E INTERESPECÍFICAS.

PRAZO DE ENTREGA: 12/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO:profa.danielealvess@gmail.com.br
Regras para o trabalho pesquisa individual:
Capa, índice, introdução, desenvolvimento, imagens, conclusão, referências biográficas, fonte Arial, tamanho da fonte 12


ROTEIRO DE ESTUDOS   1ª SÉRIE

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 1ª SÉRIE
PROFESSOR: OLAVO GALVÃO ARANTES
HABILIDADE(S):  
 Distinguir matéria orgânica viva de matéria orgânica morta;
• Diferenciar matéria orgânica originária de animais da matéria orgânica originária de vegetais;
• Identificar as substâncias necessárias tanto para a produção de matéria orgânica nos produtores como nos consumidores;
• Reconhecer que os produtores de matéria orgânica não são apenas as plantas, mas todos os organismos clorofilados, assim como os consumidores não se restringem a animais;
• Identificar e explicar as condições e as substâncias necessárias à realização da fotossíntese;
·                     Associar a fotossíntese aos produtores e à matéria orgânica produzida que alimenta a teia
Alimentar;
• Identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em esquemas ou
descritas em textos;
·                    Reconhecer, nos esquemas que representam cadeias e teias alimentares, que o
sentido das setas indica como se dá a circulação dos materiais na natureza;
• Descrever as relações alimentares que se estabelecem entre os seres vivos que participam
de cadeias e teias alimentares;
• Comparar os processos pelos quais animais e vegetais utilizam a energia da matéria orgânica;
• Associar a produção de matéria orgânica pelos seres clorofilados à transformação de energia
luminosa em energia química;
• Descrever como ocorre a circulação de energia ao longo das cadeias alimentares;
• Identificar as etapas principais dos ciclos biogeoquímicos (água, carbono, oxigênio e
nitrogênio);
·                    Diferenciar, com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e abióticos
em um ecossistema;
• Identificar os níveis tróficos em uma cadeia alimentar, reconhecendo carnívoros, herbívoros
e onívoros;
• Descrever as relações alimentares que se processam entre os seres vivos de teias e cadeias
Alimentares;
• Identificar, em situações concretas, habitat e nicho ecológico dos organismos envolvidos;
·                    Relacionar as atividades econômicas mais importantes no cenário nacional às principais alterações nos ecossistemas brasileiros;
·                    Interpretar gráficos e tabelas que contenham dados sobre crescimento e densidade de uma dada população;

ATIVIDADE: 
Com base nas aulas de Biologia apresentadas no Canal de Mídias SP leia os temas tratados entre as páginas37 e 44, RESOLVENDO AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO CADERNO DO ALUNO e faça um pequeno resumo com as principais idéias abordadas.
Obs.: As atividades deverão ser realizadas no caderno de Biologia, fotografadas e enviadas ao professor através de e-mail com a identificação do autor.

PRAZO DE ENTREGA: Até o dia 20 de maio
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: polyborus@gmail.com

SEGUNDAS SÉRIES

ROTEIRO DE ESTUDOS   2ª SÉRIE

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 2ª SÉRIE
PROFESSOR: OLAVO GALVÃO ARANTES
HABILIDADE(S):  
·                    Identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como suas funções - Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes;
·                    Reconhecer e explicar diferenças entre: células eucarióticas e procarióticas, células animais e vegetais;
·                    Reconhecer e explicar diferentes funções da membrana celular;
·                    Associar a divisão celular mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares;
·                    Relacionar a gênese de tumores e cânceres a processos descontrolados de divisão celular;
·                    Reconhecer hábitos de vida que guardam estreita; relação com determinados tipos de cânceres e indicar as maneiras mais adequadas de prevenção.

ATIVIDADE: 
Com base nas aulas de Biologia apresentadas no Canal de Mídias SP leia os temas tratados entre as páginas 39 e 46, RESOLVENDO AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO CADERNO DO ALUNO e faça um pequeno resumo com as principais ideias abordadas.
Obs.: As atividades deverão ser realizadas no caderno de Biologia, fotografadas e enviadas ao professor através de e-mail com a identificação do autor.

PRAZO DE ENTREGA: Até o dia 20 de maio
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: polyborus@gmail.com

TERCEIRAS SÉRIES


ROTEIRO DE ESTUDOS   3ª SÉRIE
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: BIOLOGIA
SÉRIE: 3ª SÉRIE
PROFESSOR: OLAVO GALVÃO ARANTES
HABILIDADE(S):
* Escrever e reconhecer nomes científicos;
* Reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos;
* Criar sistemas de classificação com base em características dos seres vivos;
* Utilizar chaves dicotômicas de identificação de seres vivos;
* Identificar os critérios que orientaram as diferentes teorias classificatórias, comparando-os entre si;
* Caracterizar espécie;
* Reconhecer indivíduos que pertencem a uma mesma espécie, a partir de critérios predeterminados;
* Caracterizar o que são híbridos e como são gerados;
* Identificar e comparar os grandes grupos de seres vivos;
* Construir e interpretar árvores filogenéticas;
* Reconhecer relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos;
*  Diferenciar a classificação lineana da classificação filogenética - reconhecer características gerais dos principais representantes dos reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia. 

ATIVIDADE: 
Com base nas aulas de Biologia apresentadas no Canal de Mídias SP leia os temas tratados entre as páginas 39 e 46, RESOLVENDO AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO CADERNO DO ALUNO e faça um pequeno resumo com as principais ideias abordadas.
Obs.: As atividades deverão ser realizadas no caderno de Biologia, fotografadas e enviadas ao professor através de e-mail com a identificação do autor.

PRAZO DE ENTREGA: Até o dia 20 de maio
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: polyborus@gmail.com

Comentários

  1. Cadê a matéria do terceiro ano E? Está faltando nas outras matérias tambem

    ResponderExcluir
  2. aonde estao os temas? essas paginas do caderno do aluno, são da materia de quimica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário