ROTEIROS DE ESTUDO
PRIMEIRAS SÉRIES
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA
BRAGA
|
DISCIPLINA: BIOLOGIA
|
SÉRIE: 1ºANO D
|
PROFESSORA: DANIELE ALVES DA SILVA
|
HABILIDADE(S) Reflexões e estudos sobre as
interações entre os seres vivos e deles com o meio ambiente.
|
ATIVIDADE : TRABALHO PESQUISA CADEIA ALIMENTAR
E RELAÇÕES INTRAESPECÍFICAS E INTERESPECÍFICAS.
|
PRAZO DE ENTREGA: 12/05/2020
|
Regras para o trabalho pesquisa individual:
Capa, índice, introdução, desenvolvimento,
imagens, conclusão, referências biográficas, fonte Arial, tamanho da fonte 12
|
ROTEIRO DE ESTUDOS 1ª SÉRIE
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: BIOLOGIA
|
SÉRIE: 1ª SÉRIE
|
PROFESSOR: OLAVO GALVÃO ARANTES
|
HABILIDADE(S):
Distinguir
matéria orgânica viva de matéria orgânica morta;
• Diferenciar matéria orgânica originária de animais
da matéria orgânica originária de vegetais;
• Identificar as substâncias necessárias tanto
para a produção de matéria orgânica nos produtores como nos consumidores;
• Reconhecer que os produtores de matéria orgânica
não são apenas as plantas, mas todos os organismos clorofilados, assim como
os consumidores não se restringem a animais;
• Identificar e explicar as condições e as substâncias
necessárias à realização da fotossíntese;
·
Associar a
fotossíntese aos produtores e à matéria orgânica produzida que alimenta a
teia
Alimentar;
• Identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares
representadas em esquemas ou
descritas em textos;
·
Reconhecer, nos esquemas que representam cadeias e
teias alimentares, que o
sentido das setas indica como se dá a circulação dos
materiais na natureza;
• Descrever as relações alimentares que se estabelecem
entre os seres vivos que participam
de cadeias e teias alimentares;
• Comparar os processos pelos quais animais e vegetais
utilizam a energia da matéria orgânica;
• Associar a produção de matéria orgânica pelos seres
clorofilados à transformação de energia
luminosa em energia química;
• Descrever como ocorre a circulação de energia ao
longo das cadeias alimentares;
• Identificar as etapas principais dos ciclos biogeoquímicos
(água, carbono, oxigênio e
nitrogênio);
·
Diferenciar, com base na descrição de situações
concretas, fatores bióticos e abióticos
em um ecossistema;
• Identificar os níveis tróficos em uma cadeia alimentar,
reconhecendo carnívoros, herbívoros
e onívoros;
• Descrever as relações alimentares que se processam
entre os seres vivos de teias e cadeias
Alimentares;
• Identificar, em situações concretas, habitat e nicho
ecológico dos organismos envolvidos;
·
Relacionar as atividades econômicas mais
importantes no cenário nacional às principais alterações nos ecossistemas brasileiros;
·
Interpretar gráficos e tabelas que contenham dados
sobre crescimento e densidade de uma dada população;
|
ATIVIDADE:
Com base nas aulas de Biologia apresentadas no
Canal de Mídias SP leia os temas tratados entre as páginas37 e 44, RESOLVENDO
AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO CADERNO DO ALUNO e faça um pequeno resumo
com as principais idéias abordadas.
Obs.: As atividades deverão ser realizadas no
caderno de Biologia, fotografadas e enviadas ao professor através de e-mail
com a identificação do autor.
|
PRAZO DE ENTREGA: Até o
dia 20 de maio
|
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: polyborus@gmail.com
|
SEGUNDAS SÉRIES
ROTEIRO DE ESTUDOS 2ª SÉRIE
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: BIOLOGIA
|
SÉRIE: 2ª SÉRIE
|
PROFESSOR: OLAVO GALVÃO ARANTES
|
HABILIDADE(S):
·
Identificar os elementos básicos que compõem a
célula, bem como suas funções - Relacionar as funções vitais das células a
seus respectivos componentes;
·
Reconhecer e explicar diferenças entre: células
eucarióticas e procarióticas, células animais e vegetais;
·
Reconhecer e explicar diferentes funções da
membrana celular;
·
Associar a divisão celular mitótica à reprodução
dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres
multicelulares;
·
Relacionar a gênese de tumores e cânceres a
processos descontrolados de divisão celular;
·
Reconhecer hábitos de vida que guardam estreita;
relação com determinados tipos de cânceres e indicar as maneiras mais
adequadas de prevenção.
|
ATIVIDADE:
Com base nas aulas de Biologia apresentadas no
Canal de Mídias SP leia os temas tratados entre as páginas 39 e 46, RESOLVENDO
AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO CADERNO DO ALUNO e faça um pequeno resumo
com as principais ideias abordadas.
Obs.: As atividades deverão ser realizadas no
caderno de Biologia, fotografadas e enviadas ao professor através de e-mail
com a identificação do autor.
|
PRAZO DE ENTREGA: Até o
dia 20 de maio
|
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO:
polyborus@gmail.com
|
TERCEIRAS SÉRIES
ROTEIRO DE ESTUDOS 3ª SÉRIE
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: BIOLOGIA
|
SÉRIE: 3ª SÉRIE
|
PROFESSOR: OLAVO GALVÃO ARANTES
|
HABILIDADE(S):
* Escrever e reconhecer nomes científicos;
* Reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas
na classificação dos seres vivos;
* Criar sistemas de classificação com base em
características dos seres vivos;
* Utilizar chaves dicotômicas de identificação de
seres vivos;
* Identificar os critérios que orientaram as
diferentes teorias classificatórias, comparando-os entre si;
* Caracterizar espécie;
* Reconhecer indivíduos que pertencem a uma mesma
espécie, a partir de critérios predeterminados;
* Caracterizar o que são híbridos e como são
gerados;
* Identificar e comparar os grandes grupos de
seres vivos;
* Construir e interpretar árvores filogenéticas;
* Reconhecer relações de parentesco evolutivo
entre grupos de seres vivos;
* Diferenciar
a classificação lineana da classificação filogenética - reconhecer
características gerais dos principais representantes dos reinos Monera,
Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
|
ATIVIDADE:
Com base nas aulas de Biologia apresentadas no
Canal de Mídias SP leia os temas tratados entre as páginas 39 e 46,
RESOLVENDO AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO CADERNO DO ALUNO e faça
um pequeno resumo com as principais ideias abordadas.
Obs.: As atividades deverão ser realizadas no
caderno de Biologia, fotografadas e enviadas ao professor através de e-mail
com a identificação do autor.
|
PRAZO DE ENTREGA: Até o
dia 20 de maio
|
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO:
polyborus@gmail.com
|
Cadê a matéria do terceiro ano E? Está faltando nas outras matérias tambem
ResponderExcluiraonde estao os temas? essas paginas do caderno do aluno, são da materia de quimica.
ResponderExcluir