LÍNGUA PORTUGUESA


ROTEIROS DE ESTUDO


PRIMEIRAS SÉRIES

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
SÉRIE: 1º ANO C
PROFESSORA: MARTINHA CORRÊA DA SILVA
HABILIDADE: Inferir informações explícitas estabelecendo relações entre a linguagem verbal (texto escrito) e não verbal (imagens)
Observe a imagem abaixo e responda :
             
        


1.Você reconhece os elementos presentes na imagem?  Quais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.O nome deste esquadrão é Esquadrilha da Fumaça. Levante hipóteses: qual é a origem desse nome?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.Você já viu alguma apresentação da Esquadrilha da Fumaça (ao vivo ou pela TV)? O que achou?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.Leia o texto.
   A Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional.
   São 13 pilotos altamente treinados e capacitados; a Esquadrilha da Fumaça opera com a aeronave T-27 Tucano e realiza, em média, 100 demonstrações ao ano.
5. Observe que, no texto lido, as formas verbais que estão destacadas.
As informações apresentadas são atuais, os verbos empregados estão no:
( ) passado           ( )presente        ( )futuro

Habilidades: Reconhecer os elementos da narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto.
A literatura de ficção é aquela que contém uma história inventada, fictícia, resultado de uma invenção imaginativa, com ou sem intenção de enganar. A essência da ficção é, pois, a narrativa. É a sua espinha dorsal, correspondendo ao velho instinto humano de contar e ouvir histórias. A narrativa deve tentar responder às seguintes perguntas essenciais:
•quem ? - a personagem ou personagens;
•o quê? - o enredo, ou seja, os acontecimentos;
•como? – o modo como se tecem os fatos;
•onde? – o lugar ou os lugares da ocorrência;
•quando? – o momento ou os momentos em que se passam os fatos;
•por quê? – a causa do(s) acontecimento(s).
Elementos da narrativa
O mundo da ficção desenvolveu-se ao redor dos seguintes elementos estruturais:
• narrador;
• personagens;
• espaço;
• tempo;
• problema / solução.
Vamos entender melhor sobre narrador:
 Narrador → o narrador é quem conta a história. O narrador pode assumir três pontos de vista na narrativa.
Não podemos confundir...
...autor com narrador. Autor tem existência real, é uma pessoa que existe fisicamente. O narrador é uma personagem criada pelo autor para contar a história. Vamos conhecê-los?
Narrador participante ou personagem
O narrador participante é uma das personagens, principal ou secundária, da  história; ela está dentro da história e vê os acontecimentos de dentro para fora.
A narrativa é elaborada na 1ª pessoa do singular (eu).
Um ótimo exemplo de narrador personagem está no livro ‘O Pequeno Príncipe’, de Antoine de Saint-Exupéry. Há o filme ‘O Pequeno Príncipe’, baseado no livro. Vamos assistir a ele.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=Ki1SrEMBI3U

 Narrador observador
O narrador observador simplesmente relata os fatos, registrando as ações e as falas das personagens. Ele conta, como mero espectador, uma história vivida por terceiros. Trata-se da narrativa escrita na 3ª pessoa do singular ( ele – ela).
A seguir, expomos um bom exemplo de narrador em 3ª pessoa.
A Cigarra e a Formiga (A Formiga Boa - Monteiro Lobato)
Houve uma jovem cigarra que tinha o costume de chiar ao pé do formigueiro. Só parava quando cansadinha; e seu divertimento era observar as formigas na eterna faina de abastecer as tulhas. Mas o bom tempo afinal passou e vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam o dia cochilando nas tocas. A pobre cigarra, sem abrigo em seu galhinho seco e metida em grandes apuros, deliberou socorrer-se de alguém. Manquitolando, com uma asa a arrastar, lá se dirigiu para o formigueiro. Bateu – tique, tique, tique... Aparece uma formiga friorenta, embrulhada num xalinho de paina.
- Que quer? – perguntou, examinando a triste mendiga suja de lama e a tossir.
- Venho em busca de agasalho. O mau tempo não cessa e eu...
A formiga olhou-a de alto a baixo. E que fez durante o bom tempo que não construiu a sua casa? A pobre cigarra, toda tremendo, respondeu depois dum acesso de tosse.
- Eu cantava, bem sabe...
- Ah!... Exclamou a formiga recordando-se. Era você então que cantava nessa árvore enquanto nós labutávamos para encher as tulhas?
- Isso mesmo, era eu... Pois entre, amiguinha! Nunca poderemos esquecer as boas horas que sua cantoria nos proporcionou. Aquele chiado nos distraía e aliviava o trabalho. Dizíamos sempre: que felicidade ter como vizinha tão gentil cantora! Entre, amiga, que aqui terá cama e mesa durante todo o mau tempo. A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.

                                                                                     (Do livro Fábulas, Monteiro Lobato, 1994)

Prestaram atenção?!
Quem conta a história não participa dela, então esse narrador tem a visão do lado de fora da história. Ele utiliza os verbos na 3ª pessoa (tinha, parava, passou, dirigiu, aliviava, etc.) porque ele está contando o que aconteceu, as ações das personagens, o que elas disseram os fatos.
1     Atividade solte a sua imaginação e crie uma narrativa:
 Férias antecipadas por causa do corona vírus. (somente uma sugestão pode escrever qualquer narrativa)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 Habilidades: Inferir o sentido de operadores discursivos ou de processos persuasivos utilizados em um texto argumentativo.
1.Observe a imagem abaixo.  O que você sabe sobre essa personagem?
______________________________________________________________________________



2.Leia este texto, que fala sobre um filme protagonizado pela personagem.
O tão esperado dia chegou. Homem-Aranha, o longa que dá vida a um dos mais adorados heróis dos quadrinhos, finalmente chega às telonas brasileiras, prometendo ser um arrasa-quarteirão, como foi nos EUA. O Homem-Aranha arrebanhou uma verdadeira legião de fãs no mundo todo, de todas as idades e nacionalidades. Isso porque o personagem criado por Stan Lee em 1962 é muito mais humano do que os outros. (...)
                                                                           Disponível em  http://www.screamyell.com.br/cinema/homemaranha.html  
3.Esse texto pode convencer um leitor a ver o filme Homem-Aranha?   Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O texto que você leu é uma resenha crítica, nele estão expressas a opinião de críticos sobre uma peça, um livro, um filme ou outras produções culturais.
A RESENHA
Quem diz?
O resenhista pode ser um jornalista ou um crítico.
O que diz?
O resenhista descreve, analisa e avalia um objeto (livro, filme, música, programa de TV, etc).
Como diz?
A resenha de um romance, por exemplo, informa os nomes do autor, da obra, da editora e o número de páginas.  Em seguida, faz um pequeno resumo da história, sem fornecer ao leitor a resolução do conflito.  Por fim, o resenhista analisa e avalia a obra expressando o seu ponto de vista.
Por que diz?
O resenhista escreve para dar ao leitor as características positivas ou negativas do objeto resenhado, de acordo com sua avalição, para levá-lo a ler um livro ou ver um filme, por exemplo, ou, ao contrário, para que ele não faça isso.
Para quem diz?
A resenha se dirige ao público-alvo do objeto resenhado.  Porém, ao produzir a resenha de um filme infantil, por exemplo, o resenhista deve se dirigir a interlocutores adultos, pois serão os pais os responsáveis por avaliar o interesse desse filme para seus filhos.
ATIVIDADE

1.Pesquise na internet ou no livro didático  quais são as características do gênero textual resenha critica e  transcreva abaixo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 Elabore a resenha de um filme que você tenha assistido  este ano.  Antes de escrever, pense no público a quem ela se dirigirá.  Depois, siga as características do gênero estudadas.
1º parágrafo: descrição do objeto da resenha;
2º parágrafo: apresentação do assunto da resenha;
3º parágrafo: a sua avaliação sobre o filme.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PRAZO PARA O ENVIO - 15/05/2020
ENVIAR PARA: professoramartinhasilva@gmail.com


ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA:LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE:1º B, C
PROFESSORA: MARTINHA CORRÊA DA SILVA

ATIVIDADE.
Leiam com atenção e respondam as atividades propostas para nota.
Envie as atividades em Word, somente respostas, para o e-mail professoramartinhasilva@gmail.com

Habilidade:
Usar procedimentos de checagem de fatos noticiados e fotos publicadas (verificar/avaliar veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, formatação; comparar diferentes fontes; consultar ferramentas e sites checadores etc.), de forma a combater a proliferação de notícias falsas (fake news).

1. Leia os texto abaixo:   
Gênero Textual: Notícia

Título / manchete: em fonte maior,                               
condensa a ideia central
da notícia.

Lide ( do inglês, lead, “conduzir”):
Lide é o primeiro parágrafo da notícia
 - informações essenciais: quem,
o quê, onde 
e quando.

Corpo do texto
Informações complementares
–desenvolvidas nos parágrafos
seguintes (por ordem de importância).

Características gerais:
       texto da esfera jornalística;
       de consumo rápido;
       texto informativo;
       linguagem denotativa; sentido do dicionário
       dados precisos ( dados mensuráveis: distância, altura, peso,etc./
           quantitativos: unidades, percentuais, etc. );

       não apresenta ponto de vista.

Contexto de circulação / periodicidade:

jornal:  diária;
revista: semanal ou mensal;
TV / Rádio / Internet: atualização “a qualquer momento”;
Ex: Apuração de uma eleição (gera novas informações várias vezes ao dia). Por isso a cada publicação verificar se a fonte é confiável de peso diante da sociedade.



Exemplo de noticia :

Após acidente no Derby, gestante enfim consegue vaga para dar à luz

            Uma gestante de 17 anos de idade, com trabalho de parto iniciado, que estava à procura de leito no Recife, sofreu um acidente de trânsito nesta quarta-feira (6) à noite. Apesar de ter provocado um grande susto tanto na grávida, quanto na sua mãe e em mais duas pessoas que ocupavam a ambulância, o fato acabou colaborando para que a paciente fosse atendida a tempo. O bebê nasceu de um parto cesariano, no Imip.

 As questões abaixo são referentes somente ao lide que devera conter todas as respostas.

Elementos constitutivos da notícia / estrutura:

Quem ? ( gestante de 17 anos )
O quê ? ( acidente de trânsito )
Onde ? ( Recife )
Quando ? ( 06/06/2012 )


2 . Leia a noticia abaixo e responda as questões de a a g.


Joinville Domingo, 17 de Junho de 2012.

Motorista morre em capotamento no Eixo Sul em Joinville
Com o impacto do acidente, vítima foi arremessada para fora do veículo
           
O motorista de um Palio com placa de Joinville morreu após capotar na rua Waldomiro José Borges, no bairro Itinga, zona Sul de Joinville. O acidente aconteceu no fim da tarde deste sábado próximo ao viaduto que dá acesso ao Eixo Sul. A rua continuou congestionada até às 19h30 para a retirada do veículo. Com o impacto do capotamento, Deovaldino Pontanela, de 57 anos, foi arremessado para fora do veículo. Quando o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville chegou no local, o motorista já estava morto.


       a)    Titulo ou manchete?
____________________________________________________________
        b)    Quem são os envolvidos?
_______________________________________________________________
        c)    O quê aconteceu?
_______________________________________________________________
        d)    Onde aconteceu a cena narrada?
_______________________________________________________________               
   e)    Quando?
_______________________________________________________________
        F)   Fonte?
_______________________________________________________________
 g) Produza uma noticia sobre corona vírus, covid 19 ,observando as caraterísticas da noticia citada acima.
3. Leia a crônica a seguir e responda as questões de a   j.
_______________________________________________________________

Habilidade: reconhecer os elementos básicos da narrativa, localizar informações explícitas em um texto.

                              Recado ao Senhor 903

“Vizinho,
Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor. Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois as 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará ate o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio.
[...] Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’.
E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.”


       a)    . Onde se passa a história?
_________________________________________________________
      b)    Qual é o cenário?
__________________________________________________________
      c)    O título é sugestivo?
___________________________________________________________
      d)    Pelo título dá para imaginar o assunto da crônica ?
______________________________________________________________
      e)    Qual é o tom da crônica?

(a)Lírico ( b) Humorístico ( c)  Irônico (d) Reflexivo (e) Poético

      f)     O narrador é observador ou personagem (foco narrativo )?
_____________________________________________________________
      g)    Que aspectos do cotidiano são narrados?
_____________________________________________________________
      h)   É possível localizar o conflito? E o desfecho? Descreva-os
____________________________________________________________

       i)     Nos dias atuais é possível acontecer o que o morador do 1003 sonhava para o desfecho da narrativa acima ? justifique sua resposta.
___________________________________________________________
       j)      Com base na crônica lida produza um paragrafo com suas opiniões sobre o assunto central do texto.
____________________________________________________________________



4. Leia o texto abaixo


Leia o texto para responder a questão a seguir:

A comparação entre os textos I e II nos permite afirmar que

A) em I, há a valorização do amor dos enamorados e do amor ao time preferido; em II, é exaltado o amor à torcida organizada.
(B) em I, há a expressão sobre a facilidade dos enamorados torcerem pelo mesmo time; em II, é indicada a dificuldade de um relacionamento de namorados de torcidas diferentes.
(C) em I, há a abordagem da alegria daqueles que amam e torcem para mesmo time; em II, são apresentadas as frustrações oriundas da mesma torcida.
(D) em I, há a revelação do sentimento negativo em relação ao time do amado; em II, é exaltada a coincidência entre amor e futebol.











5. Leia os textos abaixo:


Habilidade: Reconhecer os diferentes formas de trartar uma infrormação na comparação de textos que tratam deo mesmo tema.

Texto I
Monte Castelo

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor, eu nada seria.

É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade;
O amor é bom, não quer o mal,
Não sente inveja ou se envaidece.

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;.
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um não contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder.
É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence o vencedor;
É um ter com quem nos mata lealdade,
Tão contrário a si é o mesmo amor.

Estou acordado, e todos dormem, todos dormem, todos dormem.
Agora vejo em parte,
Mas então veremos face a face.
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade.
Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada seria.

Legião Urbana. As quatro estações. EMI, 1989 – Adaptação de Renato Russo: I Coríntios 13 e So- neto 11, de Luís de Camões.




Texto II
Soneto 11

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo amor?

                                                Luís Vaz de Camões. Obras completas. Lisboa: Sá da Costa, 1971.

O texto I difere do texto II

(A) na constatação de que o amor pode levar até à morte.
(B) na exaltação da dor causada pelo sofrimento amoroso.
(C) na expressão da beleza do sentimento dos que amam.
   (D) na rejeição da aceitação passiva do sofrimento amoroso.


6 . Leia o texto abaixo.

Habilidade: Reconhecer os diferentes formas de trartar uma infrormação na comparação de textos que tratam deo mesmo tema.

Texto 1
Ah eu ameeeeeeeeeei o filme Crepúsculo! Eh simplesmente irresistível! Embora o livro seja muito melhor em mostrar a intensidade do amor entre Edward e Bella, o filme foi bem adaptado e mostra as principais partes do livro sem sair da história, o que é ótimo! A atuação de todos os atores escolhidos ficou ótima! Acho que é difícil achar um ator inteiramente perfeito pro papel do Edward Cullen, o ator poderia ser lindíssimo, mas na hora de interpretar o personagem não seria igual. Mas o Robert Pattinson, além de ser lindo, ele tem os trejeitos do Edward sabe, tipo o olhar cativante, o sorriso, o charme.
Quando terminou o filme fiquei nas nuvens!
É um ótimo romance pra ver a dois... Com certeza vcs não vão se decepcionar! As outras pessoas que dizem que o filme é ruim são porque não sabem separar livro de filme. Minha amiga não leu o livro, mas foi ao cinema comigo ver o filme e não ficou desapontada! Ela amou! Depois não aguentava mais ela falar do filme (risos). Mas se vc prefere uma comédia, estilo “Grande Família”, veja “Se eu fosse você 2”.
Espero que tenham gostado!
Beijos,
Miss Alohaa.
Disponível em: <http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=2009
0107085035AAf8mFN>. Acesso em: 9 jun. 2011.

Texto 2
Hum, eu sou suspeita em falar de Crepúsculo, pois amo a série toda e não vejo a hora de sair o 5º livro (versão Edward). O filme é bom sim, eu gostei!
Agora o livro é sem dúvida alguma muito superior, pois conta com mais detalhes, coisa que falta no filme e, talvez para quem não leu o livro, fique uma coisa meio vaga... Mas, mesmo assim dá pra entender.
Um big beijo.
Disponível em: <http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20
090107085035AAf8mFN>. Acesso em: 9 jun.2011.


Em relação ao filme Crepúsculo, esses dois textos apresentam opiniões:

A) complementares.
B) conflitantes.
C) divergentes.
D) semelhantes.


PRAZO DE ENTREGA:27/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: professoramartinhasilva@gmail.com
Boa sorte,  atividade para nota

ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 1ºD
PROFESSOR: João Carlos da Cunha
HABILIDADE (S): Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal.
ATIVIDADE: Pesquise os elementos (características) que compõem uma NOTÍCIA e uma REPORTAGEM. Destaque as diferenças entre as produções.

O trabalho deverá ser elaborado no “Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
PRAZO DE ENTREGA: 08/5/20 (6ª feira)
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com

ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 1ºD
PROFESSOR: João Carlos da Cunha
HABILIDADE (S): Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal.

ATIVIDADE: Pesquise, na mídia digital, duas notícias que abordem o mesmo tema. O tema selecionado será de sua própria escolha. Priorize um tema atual. Copie as duas notícias e preencha o quadro a seguir, indicando as informações solicitadas.

Notícia 1 e Notícia 2

- Título
- O que aconteceu?
- Onde aconteceu o fato?
- Com quem?
- Como?
- Por quê?
- Quem são os envolvidos?
- Quando?
- Fonte

O trabalho deverá ser elaborado no “Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
PRAZO DE ENTREGA: 15/05/20 (6ª feira)

E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com


ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 1ºD
PROFESSOR: João Carlos da Cunha

HABILIDADE (S): Identificar os elementos que compõem um texto narrativo.


ATIVIDADE: Pesquise os elementos (características) que compõem um CONTO.

O trabalho deverá ser elaborado no “Word” e entregue pelo e-mail abaixo.

PRAZO DE ENTREGA: 22/05/20 (6ª feira)

E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com

ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 1ºD
PROFESSOR: João Carlos da Cunha
HABILIDADE(S)Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
ATIVIDADE: Pesquise as FIGURAS DE LINGUAGEM – O que são? Tipos e exemplos.

O trabalho deverá ser elaborado no “Word” e entregue pelo e-mail abaixo.

PRAZO DE ENTREGA: 29/05/20 (6ª feira)
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com



ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 1ºD
PROFESSOR: João Carlos da Cunha
HABILIDADE(S): Identificar os elementos que compõem um texto narrativo.
ATIVIDADE: Leia o conto “Ideias do Canário”, escrito por Machado de Assis e responda as questões da ATIVIDADE 2 do Caderno do Aluno. Páginas 95, 96 e 97. Questões de “A” até “L”.

O trabalho deverá ser elaborado no “Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
PRAZO DE ENTREGA: 05/06/20 (6ª feira)
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com



ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 1ª SÉRIE E
PROFESSOR: JÚLIO CESAR MENEZES DE OLIVEIRA
HABILIDADE(S) Reconhecer o efeito de sentido produzido pela utilização de adjetivo, substantivo, verbo em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).

Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem: ambiguidade, personificação) em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).

Identificar ideias-chave em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema, foto).

Identificar marcas linguísticas em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema), do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.


ATIVIDADE 
Leia o texto a seguir:
Os diamantes
Um casal de índios vivia, juntamente com sua tribo, à beira de um rio da região Centro-Oeste. Ele, um guerreiro poderoso e valente, chamava-se Itagibá, que significa "braço forte". Ela, uma jovem e bela moça, tinha o nome de Potira, que quer dizer "flor". Viviam os dois muito felizes, quando sua tribo foi atacada por outros selvagens da vizinhança.
Começou a guerra e Itagibá teve de acompanhar os outros guerreiros que iam lutar contra o inimigo. Quando se despediram, Potira não deixou cair uma só lágrima, mas seguiu, com o olhar muito triste, o marido que se afastava em sua canoa que descia o rio.
Todos os dias, Potira, com muita saudade, ia para a margem do rio, esperar o esposo. Passou-se muito tempo. Quando os guerreiros da tribo regressaram à sua taba, Itagibá não estava entre eles. Potira soube, então, que seu marido morreu lutando bravamente. Ao receber essa notícia, a jovem índia chorou muito. E passou o resto da vida a chorar.
Tupã, o deus dos índios, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em diamantes, que se misturaram com a areia do rio. É por isso, dizem, que os diamantes são encontrados entre os cascalhos e areias do rio. Eles são as lágrimas de saudade e de amor da índia Potira.
Disponível em: http://www.potyguar.com.br .

1)      O texto lido é do gênero:
      a) conto                   b) lenda              c) notícia                    d) artigo enciclopédico

Questão 2 – Identifique o objetivo do texto:

Questão 3 – Em “Eles são as lágrimas de saudade e de amor da índia Potira.”, a forma pronominal sublinhada substitui, considerando-se o contexto, o termo:  

Questão 4 – Grife no trecho, a seguir, os adjetivos utilizados na caracterização dos personagens:
“Ele, um guerreiro poderoso e valente, chamava-se Itagibá, que significa "braço forte". Ela, uma jovem e bela moça, tinha o nome de Potira, que quer dizer "flor".

Questão 5 – Assinale a passagem que caracteriza o clímax da história:
a) “Viviam os dois muito felizes, quando sua tribo foi atacada por outros selvagens da vizinhança.”
b) “Começou a guerra e Itagibá teve que acompanhar os outros guerreiros que iam lutar [...]”.
c) “Potira soube, então, que seu marido morreu lutando bravamente.”.
d) “Tupã, o deus dos índios, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em diamantes [...]”.

Questão 6 – Em todos os segmentos, percebe-se, de forma explícita, a progressão do tempo, exceto em:
a) “Todos os dias, Potira, com muita saudade, ia para a margem do rio, esperar o esposo.”.
b) “Passou-se muito tempo.”.
c) “Quando os guerreiros da tribo regressaram à sua taba, Itagibá não estava entre eles.”.
d) “E passou o resto da vida a chorar.”.

Questão 7 – Há o predomínio no texto de sequências do tipo:

a) expositivo                  b) descritivo            c) argumentativo               d) narrativo

Questão 8 -  Na frase “Começou a guerra e Itagibá teve de acompanhar os outros guerreiros que iam lutar contra o inimigo.”, o fato expresso pela locução verbal evidenciada indica:

a) obrigação               b) promessa                          c) desejo                   d) hipótese

ATIVIDADE II:

ASSISTA AO VÍDEO: “FIGURAS DE LINGUAGEM PARA O ENEM | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA”

Faça os exercícios a seguir:
1) Classifique as figuras de linguagem das frases abaixo:

a) Estou sentindo dor na batata da perna.
b) Os poemas são pássaros que chegam.
c) “Quando te vi passar fiquei paralisado
Tremi até o chão como um terremoto no Japão [...]
d) Se não fosse pelo atalho levaria um século para chegar.)
 “Quando eu cerrar os olhos moribundos / tu chorarás por mim um pranto saudoso.”
f) Amo caldo de cana. Já tomei três copos. 
g) Com o dinheiro compraria dez cabeças de gado.
h) Minha vida é o vento, sempre em movimento.
i) Percebi que seu amigo não se prende muito aos bons modos.
j) “Mas dentro de mim (...) o coração grita – Mentira!”

ATIVIDADE III:
 EXERCÌCIOS DA APOSTILA SP FAZ ESCOLA, PÁG. 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99.

Ø PRAZO DE ENTREGA: 04/05/2020 – valerá como nota

E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: prof.julio.menezes@outlook.com



ROTEIRO DE ESTUDOS
Período compreendido entre 11/05 a 22/05
As atividades estão de acordo com as aulas do Centro de Mídias

OBSERVAÇÃO – ENTREGAR RESPONDIDO EM DOCUMENTO
WORD OU FOTO LEGÍVEL À CANETA
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA              2ª ATIVIDADE
SÉRIE: 1º ANO E
PROFESSOR: JÚLIO CESAR MENEZES DE OLIVEIRA
HABILIDADE(S)
Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma definição.
 – Identificar, em um texto, normas ortográficas, de concordância, de regência ou de colocação
pronominal, com base na correlação entre definição/exemplo.
 – Organizar os episódios principais de uma narrativa literária numa sequência lógica.
Reconhecer o efeito de sentido produzido pela utilização de adjetivo, substantivo, verbo em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).
- Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem: ambiguidade, personificação) em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).
- Identificar ideias-chave em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema, foto).
- Identificar marcas linguísticas em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema), do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
- Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária
-  Relacionar linguagem verbal literária com linguagem não-verbal presente em textos literários.
- Atribuir significados pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais.

ATIVIDADE
1)      Responder as páginas 88 a 91 do Caderno do aluno – SP faz escola – 1º bimestre.
2)    Responder as páginas da apostila “APRENDER SEMPRE”, páginas 4 a 8.

PRAZO DE ENTREGA: 20/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO:  prof.julio.menezes@outlook.com




SEGUNDAS SÉRIES


ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 2ºD
PROFESSOR: João Carlos da Cunha
HABILIDADE (S): Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
ATIVIDADE: Realizar uma pesquisa sobre MARTINS PENA e o contexto histórico-social em que suas obras estão inseridas: como eram os costumes, o que estava acontecendo na sociedade da época, a importância e influência de tais acontecimentos na produção literária.

O trabalho deverá ser elaborado no “Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
PRAZO DE ENTREGA: 08/5/20 (6ª feira)
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com

ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 2ºD
PROFESSOR: João Carlos da Cunha
HABILIDADE (S): Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

ATIVIDADE: Leia o texto 1 “O NOVIÇO”, escrito por Martins Pena. Copie e responda as questões de “01” até “07” do Caderno do Aluno. Páginas 88, 89, 90 e 91.
O trabalho deverá ser elaborado no “Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
PRAZO DE ENTREGA: 15/05/20 (6ª feira)

E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com


ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 2ºD
PROFESSOR: João Carlos da Cunha

HABILIDADE (S): Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.


ATIVIDADE: Pesquise os elementos (características) que compõem um ANÚNCIO PUBLICITÁRIO. Definição, tipos, exemplos, onde são encontrados. Responder as questões de “A” até “H” das páginas 93 e 94 do Caderno do Aluno.

O trabalho deverá ser elaborado no “Word” e entregue pelo e-mail abaixo.

PRAZO DE ENTREGA: 22/05/20 (6ª feira)

E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com

ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 2ºD
PROFESSOR: João Carlos da Cunha
HABILIDADE(S)Reconhecer a necessidade de dominar a norma padrão, que representa a variedade linguística, socialmente prestigiada, sem menosprezar as demais variantes.
ATIVIDADE: Pesquise ORAÇÕES COORDENADAS E ORAÇÕES SUBORDINADAS. Definição, período simples, período composto, conectivos e exemplos.

O trabalho deverá ser elaborado no “Word” e entregue pelo e-mail abaixo.

PRAZO DE ENTREGA: 29/05/20 (6ª feira)
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com



ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Português
SÉRIE: 2ºD
PROFESSOR: João Carlos da Cunha
HABILIDADE(S): Reconhecer a necessidade de dominar a norma padrão, que representa a variedade linguística, socialmente prestigiada, sem menosprezar as demais variantes.
ATIVIDADE: Análise Linguística – Períodos e Conectivos: Leia o Capítulo XIII – “MUDANÇA DE VIDA” escrito por Manuel Antônio de Almeida (Páginas 94, 95 e 96) e responda as questões da ATIVIDADE 5 (Páginas 97 e 98). Questões de “1” até “6” do Caderno do Aluno.

O trabalho deverá ser elaborado no “Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
PRAZO DE ENTREGA: 05/06/20 (6ª feira)
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com



ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 2º ANO E                                           1ª ATIVIDADE
PROFESSOR: JÚLIO CESAR MENEZES DE OLIVEIRA
HABILIDADE(S)
Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao tema em textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).

Identificar o público-alvo de um texto (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).

Reconhecer o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos morfossintáticos (conjunção, períodos simples e compostos) em um texto (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).

Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação entre textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz) que se referem ao mesmo tema.



ATIVIDADE Atividade 1


TEMA DE REDAÇÃO FUVEST: ÉTICA NO SÉCULO XXI
 CARLA GOBB NOVEMBRO 14, 2017 SOCIEDADE

TEXTO I
Você já deve ter ouvido, mesmo que à boca miúda: se alguém tem uma conduta reprovável, é porque não aprendeu bons valores em casa.
ÉTICA, RESPEITO E HONESTIDADE SÃO QUALIDADES ENALTECIDAS E ALVO DE PREOCUPAÇÃO DE PAIS E ESCOLAS, MAS DESVIOS SÃO TÃO FREQUENTES QUE LEVAM À PERGUNTA: É POSSÍVEL ENSINAR PRINCÍPIOS A OUTRA PESSOA?
O economista e ensaísta Eduardo Giannetti compara a assimilação de valores ao aprendizado da linguagem. É difícil dizer quem nos ensinou a falar, mas ninguém nasceu sabendo e todos aprenderam.
“Valores éticos são uma espécie de gramática da convivência. Sem a gramática, não há língua, do mesmo modo como a virtude dá o estilo do convívio”, diz Giannetti.
Ele lembra o diálogo entre Platão e Protágoras, no qual esse último argumenta que a consciência e a noção de justiça são traços conquistados a duras penas pela humanidade, que devem ser reaprendidos a cada geração; o ensino começa no colo das mães, passa pela escola e continua por toda a vida em comunidade, com a ajuda da punição dos transgressores.
O educador Mario Sergio Cortella aponta a exemplaridade como melhor maneira de ensinar ética. “É claro que valores podem ser transmitidos pelos pais, mas não com a automaticidade que alguns desejam. Até porque parte da força de uma nova geração vem da oposição à anterior.”
Giannetti afirma que a adesão às normas depende de internalização: é preciso entender por si mesmo que a regra é importante para a vida em sociedade, e não ser coagido por castigos ou vergonha.
“Passa por uma educação formal, que ajude a entender a existência de normas não para tolher pessoas, mas permitir que compartilhem o espaço de forma harmoniosa.”
Luciene Tognetta, da Unesp, coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral, que reúne membros de várias universidades atentos ao ensino da ética nas escolas. Pesquisa do grupo analisou projetos de educação moral de 1.100 escolas públicas e considerou só 2% completos, já que a maioria se resumia em preleções verbais, tarefas e iniciativas isoladas de professores.
No aconselhamento que o grupo promove em colégios, a instrução é criar um ambiente que estimule a autonomia e a autorregulação. “O professor deve dar às crianças condições de resolver problemas pela conversa, deixar que, num conflito, saiam de seu ponto de vista e percebam o do outro. Só assim se desenvolve a autonomia do dever moral”, diz a professora.
O colégio Bandeirantes, de São Paulo, dá curso de formação em ética para professores e funcionários e, nas salas de aula, mantém a disciplina Convivência em Processo de Grupo, que ocupa uma hora por semana do sexto ano ao fim do ensino médio, apresentando dilemas morais.
“A ideia é, sem mencionar a palavra ética ou moral, permitir que problemas relacionados apareçam naturalmente”, diz a coordenadora, Maria Estela Zanini.
Também para Giselle Magnossão, diretora do Albert Sabin, o ambiente é mais importante do que a aula expositiva para o estímulo da ética. No currículo, há momentos em que alunos são convidados a sustentar posições. “Não é preleção sobre respeito, mas um debate em que o aluno reflete e argumenta.”
É possível expandir para toda a comunidade a noção de que o ambiente é peça-chave na formação da moral.
Mesmo rechaçando a máxima de que o homem é produto do meio, Cortella diz que a conduta resulta em boa parte do
sistema de valores vigente, a que a pessoa adere “para não se sentir excluída”.
Microcosmos como o trânsito oferecem tubos de ensaio, afirma Giannetti. “Se você pegar um motorista carioca e levar a Zurique, em pouco tempo ele estará dirigindo como o suíço, e vice-versa”.
Mas o contrato social que rege a vida é mais quebradiço do que se pensa. Na Nova York de 1977, bastou um apagão de pouco mais de 24 horas, entre 13 e 14 de julho, para haver explosão no número de crimes: 1.600 lojas danificadas e mil incêndios foram reportados, levando a mais de 3.000 detenções.
Não é preciso ir tão longe em tempo e espaço: todo brasileiro deve se lembrar da greve de policiais militares no Espírito Santo, em fevereiro, que deixou 198 mortos em três semanas.
“Mesmo em sociedades avançadas, quando há o colapso da dimensão da submissão, rapidamente descamba-se para uma situação de guerra de todos contra todos”, afirma Giannetti. “E você percebe como é frágil esse acordo da ética cívica.”
TEXTO II
A SENSAÇÃO QUE SE TEM É QUE O BRASIL VIVE UMA CRISE ÉTICA E, NESSAS HORAS, SEMPRE SURGE A PROPOSTA DE AMPLIAR AS AULAS DE ÉTICA NAS ESCOLAS. MAS SERÁ QUE EXISTE UMA CORRELAÇÃO ENTRE ESTUDAR ÉTICA E SER ÉTICO?
O filósofo Eric Schwitzgebel, da Universidade da Califórnia, Riverside, tentou medir isso. Perguntou a professores de ética, isto é, gente que ganha a vida ensinando os outros sobre o que é certo e o que é errado, com que frequência votavam, ligavam para suas mães, respondiam a e-mails de alunos, comiam carne, doavam sangue, contribuíam para associações de caridade etc. e comparou suas respostas com as dadas por filósofos de outras especialidades e professores de outros cursos.
Schwitzgebel também foi aos arquivos para ver se os eticistas relutaram mais do que colegas de outras áreas em aderir ao nazismo ou se eles roubavam menos livros das bibliotecas. Os resultados, como o leitor já deve suspeitar, indicam que não há diferenças importantes nos comportamentos dos diversos professores.
Duas exceções são os livros —as chances de títulos de ética desaparecerem das estantes são 50% maiores do que os de outras matérias— e o abate de animais para consumo humano: 60% dos eticistas o condenaram, contra 19% dos professores de outras áreas. A diferença, contudo, despareceu quando se mediu a frequência com que comem carne: 38% dos professores haviam jantado um mamífero na noite anterior, contra 37% dos eticistas. Como dizia Terêncio, “sou humano e nada do que é humano me é estranho”.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2017/04/1879688-o-poder-da-etica.shtml?loggedpaywall Acesso em 12 novembro 2017.
TENDO EM CONTA AS IDEIAS DOS TEXTOS, ALÉM DE OUTRAS INFORMAÇÕES QUE JULGUE RELEVANTES, REDIJA UMA DISSERTAÇÃO EM PROSA, NA QUAL VOCÊ EXPONHA SEU PONTO DE VISTA SOBRE O TEMA “ÉTICA NO SÉCULO XXI”.
INSTRUÇÕES:
·         A redação deve ser uma dissertação, escrita de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
·         Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível.
·         Não ultrapasse o espaço de 30 linhas da folha de redação.
·         Dê um título a sua redação.

Atividade 2
Assista aos vídeos e faça o que se pede:

Apostila – páginas 94 a 96.

Ler os textos e responder às questões.

Atividade 3

Análise dos textos a seguir:





Continuar a leitura do livro “Casa de pensão”, pois haverá avaliação assim que retornarmos à escola.
Dúvidas: Utilizem o WhatsApp ou e-mail.
Bons estudos!



PRAZO DE ENTREGA: 08/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: prof.julio.menezes@outlook.com




ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
SÉRIE: 2º ANO E                                     2ª ATIVIDADE
PROFESSOR: JÚLIO CERSAR MENEZES DE OLIVEIRA
HABILIDADE(S)
• Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
• Identificar o público-alvo de um texto.
• Identificar os elementos constitutivos da organização de um gênero textual (comédia de costumes, anúncio, artigo de opinião, romance, conto, letra de música).
• Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao tema.
• Inferir informações implícitas (tema/assunto principal) em um texto.
• Identificar informações em um texto a partir de recursos gráfico-visuais.
• Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação
na comparação de textos sobre o mesmo tema.
* Relacionar – em artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos, recursos linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses existentes na sociedade.
* Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário.

ATIVIDADES

     1)       Responder as páginas 93 a 96 do Caderno do aluno – SP faz escola – 1º bimestre.
     2)      Leia o anúncio e responda às questões:



1ª) Qual a tipologia do texto em estudo?

2ª) O objetivo do texto é
a) promover uma ideia.
b) motivar os clientes a visitarem a empresa Aurora.
c) vender um produtor.
d) falar sobre a importância de uma boa alimentação.

3ª) Escreva a frase impacto da propaganda.

4ª) Qual a importância da personagem escolhida (Guga Kuerten, ex-tenista brasileiro famoso) para apresentar o produto da empresa Aurora?

5ª) Que tipo de linguagem é predominante no texto?
a) Literária.
b) Verbal e não verbal.
c) Subjetiva.
d) Formal e informal.

6ª) Escreva a logomarca da propaganda.

7ª) Escreva o slogan da propaganda.

8ª) Como os recursos gráficos (imagens) contribuem para o sucesso da propaganda?


9ª) O anúncio publicitário é direcionado principalmente
a) aos jovens.
b) aos adultos.
c) às crianças.
d) aos idosos.


10ª) O texto em estudo é um exemplo de gênero
a) publicitário.
b) informativo.
c) classificado.
d) notícia.

     3)    Responder as páginas da apostila “APRENDER SEMPRE”, páginas 4 ,5 e 6.


PRAZO DE ENTREGA: 20/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO:  prof.julio.menezes@outlook.com



TERCEIRAS SÉRIES

ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA                    1ª ATIVIDADE
SÉRIE: 3ª  E
PROFESSORES :JÚLIO CESAR MENEZES DE OLIVEIRA 
HABILIDADE(S) Reconhecer o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos morfossintáticos (conectivos) em um texto (HQ, letra de música, poema, trecho de romance, resenha, argumentativo).

Relacionar textos literários e o momento de sua produção, considerando os contextos histórico, social e/ou político (Modernismo, Parnasianismo e Simbolismo).

Inferir informação implícita em textos (história em quadrinhos, letra de música, poema, trecho de romance, resenha, argumentativo).


ATIVIDADE Atividade 1
Assistir ao vídeo do site descomplica sobre pré-modernismo

Ler os textos abaixo e responder:



































Continuar a leitura do livro “Os Sertões” , pois assim que voltarmos à escola vocês farão a avaliação da obra.

Atividade 2
Retomada dos organizadores textuais ( coesão e coerência - conectivos) – matéria do caderno.
Fazer o exercício abaixo
Coerência e Coesão Textual
Atividade: Perceba que os conectivos, sublinhados no texto a seguir, foram colocados no lugar errado. Reescreva-o, trocando esses conectivos e encaixando-os no lugar adequado para dar sentido ao texto:
    A Arte, a Ciência e a Cultura são instrumentos que o homem desenvolveu, isto é, interpretar e expressar o mundo que o cerca enquanto oferecem recursos variados que ajudam a perceber o mundo. A atividade artística pode ajudar a compreender pois a cultura e a emoção interferem na percepção humana, ou seja, os estudos científicos oferecem o conhecimento das leis que regem o mundo da matéria.
    Matemática, Física, Química, História, Literatura, pintura… o que têm em comum? Tudo! Misturar conhecimentos e questionar conceitos faz da interdisciplinaridade um bom caminho a ser seguido, como esta se realiza como uma forma de ver e sentir o mundo. De estar no mundo. De ser capaz de perceber, de entender as múltiplas implicações ao analisar um acontecimento, um aspecto da natureza para um fenômeno na sua dimensão social, natural ou cultural.
Disponível em: http://www.abcmc.org.br/.
Acesso em: 19/07/16.

Atividade 3
Responder às questões das páginas da apostila 93, 94, 95 96 e 97.
·        Observação: As páginas são da apostila e não do PDF.

  


PRAZO DE ENTREGA: 04/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: prof.julio.menezes@outlook.com
                                                                 




ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA                    1ª ATIVIDADE
SÉRIE: 3ª A, B, C, D 
PROFESSORES : ANA CAROLINA
HABILIDADE(S) Reconhecer o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos morfossintáticos (conectivos) em um texto (HQ, letra de música, poema, trecho de romance, resenha, argumentativo).

Relacionar textos literários e o momento de sua produção, considerando os contextos histórico, social e/ou político (Modernismo, Parnasianismo e Simbolismo).

Inferir informação implícita em textos (história em quadrinhos, letra de música, poema, trecho de romance, resenha, argumentativo).


ATIVIDADE Atividade 1
Assistir ao vídeo do site descomplica sobre pré-modernismo

Ler os textos abaixo e responder:



































Continuar a leitura do livro “Os Sertões” , pois assim que voltarmos à escola vocês farão a avaliação da obra.

Atividade 2
Retomada dos organizadores textuais ( coesão e coerência - conectivos) – matéria do caderno.
Fazer o exercício abaixo
Coerência e Coesão Textual
Atividade: Perceba que os conectivos, sublinhados no texto a seguir, foram colocados no lugar errado. Reescreva-o, trocando esses conectivos e encaixando-os no lugar adequado para dar sentido ao texto:
    A Arte, a Ciência e a Cultura são instrumentos que o homem desenvolveu, isto é, interpretar e expressar o mundo que o cerca enquanto oferecem recursos variados que ajudam a perceber o mundo. A atividade artística pode ajudar a compreender pois a cultura e a emoção interferem na percepção humana, ou seja, os estudos científicos oferecem o conhecimento das leis que regem o mundo da matéria.
    Matemática, Física, Química, História, Literatura, pintura… o que têm em comum? Tudo! Misturar conhecimentos e questionar conceitos faz da interdisciplinaridade um bom caminho a ser seguido, como esta se realiza como uma forma de ver e sentir o mundo. De estar no mundo. De ser capaz de perceber, de entender as múltiplas implicações ao analisar um acontecimento, um aspecto da natureza para um fenômeno na sua dimensão social, natural ou cultural.
Disponível em: http://www.abcmc.org.br/.
Acesso em: 19/07/16.

Atividade 3
Responder às questões das páginas da apostila 93, 94, 95 96 e 97.
·        Observação: As páginas são da apostila e não do PDF.

  


PRAZO DE ENTREGA: 04/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: ana.nevesalvarenga@gmail.com



Atividades para o período compreendido entre  11/05 a 22/05

OBSERVAÇÃO – ENTREGAR RESPONDIDO EM DOCUMENTO
WORD OU FOTO LEGÍVEL À CANETA



ROTEIRO DE ESTUDOS

       Prazo para entrega: 20/05/2020 – valerá como nota

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: PORTUGUÊS                                  2ª ATIVIDADE
SÉRIES: 3º SÉRIE  E
PROFESSORES: JÚLIO CESAR MENEZES DE OLIVEIRA 
HABILIDADE(S)
*Leitura e Interpretação de textos de gêneros diversos;
*Leitura e Interpretação de Textos literários;
*Capacidade de síntese e organização de hipóteses.
* Ler, compreender, analisar e interpretar: relatos de experiência, páginas de internet, boletins informativos, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário, diálogos, cartum, HQ, resenha, entre outros, inferindo traços característicos, bem como finalidades e usos sociais.
* Ler, compreender, analisar e interpretar: relatos de experiência, páginas de internet, boletins informativos, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário, diálogos, cartum, HQ, resenha, entre outros, inferindo traços característicos, bem como finalidades e usos sociais.

ATIVIDADE 1:

 Leia os textos a seguir e responda:

1)      PUC-PR (2018)
O menino ouviu a narrativa de um arqueiro que passou anos e anos treinando a arte do arco e flecha, até se tornar um especialista. Ao chegar a uma reunião com outros arqueiros, encontrou uma extensa parede com inúmeros alvos – e flechas cravadas bem no centro deles. O arqueiro ficou impressionado. Não acreditava que uma única pessoa havia feito aquilo. Era uma proeza. Uma multidão de flechas milimetricamente no centro dos alvos, quem realizou aquele feito? Havia um garotinho perto dos alvos e o arqueiro perguntou:
“Você sabe quem lançou essas flechas?”. E o garoto disse: “Sim, fui eu”. O arqueiro não conseguia acreditar. Como assim? Aquele garotinho era o responsável por tamanha façanha? Então o menino contou como fez aquilo: “Primeiro eu jogo a flecha e depois pinto o alvo ao redor”. […] Disponível em: <http://observatoriodasjuventudes.pucpr.br/2015/07/28>. Acesso em: 13/06/17. (Excerto).
Os ditados populares e provérbios têm a propriedade de sintetizar interpretações sobre fatos da vida cotidiana, geralmente ilustrados por narrativas que contêm quebras de expectativa. Considerando essas informações, o possível provérbio que melhor sintetiza o texto é
a) não adianta chorar sobre o leite derramado
b) água mole em pedra dura tanto bate até que fura
c) cada macaco no seu galho
d) quem com ferro fere, com ferro será ferido
e) em terra de cego, quem tem um olho é rei
2) FAMERP (2018)
[…] dia desses, uma equipe de reportagem de um canal por assinatura veio até minha casa para me entrevistar sobre a Era Vargas. O repórter que conduziria a conversa advertiu-me, antes de o operador ligar a câmera: “Pense que nosso telespectador típico é aquele sujeito esparramado no sofá, com uma lata de cerveja numa mão e o controle remoto na outra, que esbarrou na nossa reportagem por acaso, durante o intervalo de um filme de ação”, detalhou. “É para esse cara que você vai falar; pense nele como alguém com a idade mental de 14 anos.”
Sou cortês, mas tenho meus limites. Quase enxotei o colega porta afora, aos pontapés. Respirei fundo e procurei ser didático, sem me esforçar para parecer que estava falando com o Homer Simpson postado ali do outro lado da lente. Afinal, como pai de duas crianças, acredito que há uma enorme distância entre o didatismo e o discurso toleirão, entre a clareza e a parvoíce. (“A TV virou um dinossauro”. Folha de S.Paulo, 09.07.2017.)
Segundo o repórter, o telespectador típico
a) tem dificuldade para entender a Era Vargas
b) é imaturo
c) é capaz de entender qualquer explicação
d) evita mudar de canal
e) busca informações históricas ao acaso



3) FUVEST (2018)
Examine o cartum:

O efeito de humor presente no cartum decorre, principalmente, da
a) semelhança entre a língua de origem e a local
b) falha de comunicação causada pelo uso do aparelho eletrônico
c) falta de habilidade da personagem em operar o localizador geográfico
d) discrepância entre situar-se geograficamente e dominar o idioma local
e) incerteza sobre o nome do ponto turístico onde as personagens se encontram
4) UNIFESP (2017)
Enquanto fugia de caçadores, uma raposa viu um lenhador e lhe pediu que a escondesse. Ele sugeriu que ela entrasse em sua cabana e se ocultasse lá dentro. Não muito tempo depois, vieram os caçadores e perguntaram ao lenhador se ele tinha visto uma raposa passar por ali. Em voz alta ele negou tê-la visto, mas com a mão fez gestos indicando onde ela estava escondida.
Entretanto, como eles não prestaram atenção nos seus gestos, deram crédito às suas palavras. Ao constatar que eles já estavam longe, a raposa saiu em silêncio e foi indo embora. E o lenhador se pôs a repreendê-la, pois ela, salva por ele, não lhe dera nem uma palavra de gratidão. A raposa respondeu: “Mas eu seria grata, se os gestos de sua mão fossem condizentes com suas palavras.” (Fábulas completas, 2013.)
A moral mais apropriada para fechar a fábula seria:
a) esta fábula pode ser dita a propósito de homens desventurados que, quando estão em situações embaraçosas, rezam para encontrar uma saída, mas assim que encontram procuram evitá-las
b) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito daqueles homens que nitidamente proclamam ações nobres, mas na prática realizam atos vis
c) esta fábula mostra que os homens desatentos prestam atenção nas coisas de que esperam tirar proveito, mas permanecem apáticos em relação àquelas que não lhes agradam
d) assim, alguns homens se entregam a tarefas arriscadas, na esperança de obter ganhos, mas se arruínam antes mesmo de chegar perto do que almejam
e) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito de um homem frouxo que reclama de ínfimas desgraças, enquanto ela própria suporta, sem dificuldade, desgraças enormes
5) (Enem 2012 – Segundo Dia)
“Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil.
Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.
Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que
a) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
b) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
c) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
d) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
e) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.
6)  (Enem 2012 – Segundo Dia)
A substituição do haver por ter em construções existenciais, no português do Brasil, corresponde a um dos processos mais característicos da história da língua portuguesa, paralelo ao que já ocorrera em relação à aplicação do domínio de ter na área semântica de “posse”, no final da fase arcaica.
Mattos e Silva (2001:136) analisa as vitórias de ter sobre haver e discute a emergência de ter existencial, tomando por base a obra pedagógica de João de Barros. Em textos escritos nos anos quarenta e cinquenta do século XVI, encontram-se evidências, embora raras, tanto de ter “existencial”, não mencionado pelos clássicos estudos de sintaxe histórica, quanto de haver como verbo existencial com concordância, lembrado por Ivo Castro, e anotado como “novidade” no século XVIII por Said Ali.
Como se vê, nada é categórico e um purismo estreito só revela um conhecimento deficiente da língua. Há mais perguntas que respostas. Pode-se conceber uma norma única e prescritiva? É válido confundir o bom uso e a norma com a própria língua e dessa forma fazer uma avaliação crítica e hierarquizante de outros usos e, através deles, dos usuários? Substitui-se uma norma por outra?
Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia que
a) o estabelecimento de uma norma prescinde de uma pesquisa histórica.
b) os estudo clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua.
c) a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma.
d) a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos.
e) os comportamentos puristas são prejudiciais à compreensão da constituição linguística.
7) (Enem – 2013)
Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos
A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.
Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.
Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.
Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que
a) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.
b) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.
c) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.
d) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.
e) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.
8) (Enem 2017)


Os textos publicitários são produzidos para cumprir determinadas funções comunicativas. Os objetivos desse cartaz estão voltados para a conscientização dos brasileiros sobre a necessidade de
a) as crianças frequentarem a escola regularmente.
b) a formação leitora começar na infância.
c) a alfabetização acontecer na idade certa.
d) a literatura ter o seu mercado consumidor ampliado.
e) as escolas desenvolverem campanhas a favor da leitura.

ATIVIDADE 2:

Assista aos vídeos: “Resumo da obra: Os Sertões”



e “Guerra de Canudos/ Eduardo Bueno”



Escreva um parágrafo discutindo que relação pode ser feita entre a obra literária e a história do nosso país.


PRAZO DE ENTREGA: 20/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: 
TURMAS:
3º E:  prof.julio.menezes@outlook.com
  



ROTEIRO DE ESTUDOS

       Prazo para entrega: 20/05/2020 – valerá como nota

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: PORTUGUÊS                                  2ª ATIVIDADE
SÉRIES: 3º ANOS A, B, C e D 
PROFESSORES: ANA CAROLINA ALVARENGA
HABILIDADE(S)
*Leitura e Interpretação de textos de gêneros diversos;
*Leitura e Interpretação de Textos literários;
*Capacidade de síntese e organização de hipóteses.
* Ler, compreender, analisar e interpretar: relatos de experiência, páginas de internet, boletins informativos, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário, diálogos, cartum, HQ, resenha, entre outros, inferindo traços característicos, bem como finalidades e usos sociais.
* Ler, compreender, analisar e interpretar: relatos de experiência, páginas de internet, boletins informativos, piadas, adivinhas, verbetes de dicionário, diálogos, cartum, HQ, resenha, entre outros, inferindo traços característicos, bem como finalidades e usos sociais.

ATIVIDADE 1:

 Leia os textos a seguir e responda:

1)      PUC-PR (2018)
O menino ouviu a narrativa de um arqueiro que passou anos e anos treinando a arte do arco e flecha, até se tornar um especialista. Ao chegar a uma reunião com outros arqueiros, encontrou uma extensa parede com inúmeros alvos – e flechas cravadas bem no centro deles. O arqueiro ficou impressionado. Não acreditava que uma única pessoa havia feito aquilo. Era uma proeza. Uma multidão de flechas milimetricamente no centro dos alvos, quem realizou aquele feito? Havia um garotinho perto dos alvos e o arqueiro perguntou:
“Você sabe quem lançou essas flechas?”. E o garoto disse: “Sim, fui eu”. O arqueiro não conseguia acreditar. Como assim? Aquele garotinho era o responsável por tamanha façanha? Então o menino contou como fez aquilo: “Primeiro eu jogo a flecha e depois pinto o alvo ao redor”. […] Disponível em: <http://observatoriodasjuventudes.pucpr.br/2015/07/28>. Acesso em: 13/06/17. (Excerto).
Os ditados populares e provérbios têm a propriedade de sintetizar interpretações sobre fatos da vida cotidiana, geralmente ilustrados por narrativas que contêm quebras de expectativa. Considerando essas informações, o possível provérbio que melhor sintetiza o texto é
a) não adianta chorar sobre o leite derramado
b) água mole em pedra dura tanto bate até que fura
c) cada macaco no seu galho
d) quem com ferro fere, com ferro será ferido
e) em terra de cego, quem tem um olho é rei
2) FAMERP (2018)
[…] dia desses, uma equipe de reportagem de um canal por assinatura veio até minha casa para me entrevistar sobre a Era Vargas. O repórter que conduziria a conversa advertiu-me, antes de o operador ligar a câmera: “Pense que nosso telespectador típico é aquele sujeito esparramado no sofá, com uma lata de cerveja numa mão e o controle remoto na outra, que esbarrou na nossa reportagem por acaso, durante o intervalo de um filme de ação”, detalhou. “É para esse cara que você vai falar; pense nele como alguém com a idade mental de 14 anos.”
Sou cortês, mas tenho meus limites. Quase enxotei o colega porta afora, aos pontapés. Respirei fundo e procurei ser didático, sem me esforçar para parecer que estava falando com o Homer Simpson postado ali do outro lado da lente. Afinal, como pai de duas crianças, acredito que há uma enorme distância entre o didatismo e o discurso toleirão, entre a clareza e a parvoíce. (“A TV virou um dinossauro”. Folha de S.Paulo, 09.07.2017.)
Segundo o repórter, o telespectador típico
a) tem dificuldade para entender a Era Vargas
b) é imaturo
c) é capaz de entender qualquer explicação
d) evita mudar de canal
e) busca informações históricas ao acaso



3) FUVEST (2018)
Examine o cartum:

O efeito de humor presente no cartum decorre, principalmente, da
a) semelhança entre a língua de origem e a local
b) falha de comunicação causada pelo uso do aparelho eletrônico
c) falta de habilidade da personagem em operar o localizador geográfico
d) discrepância entre situar-se geograficamente e dominar o idioma local
e) incerteza sobre o nome do ponto turístico onde as personagens se encontram
4) UNIFESP (2017)
Enquanto fugia de caçadores, uma raposa viu um lenhador e lhe pediu que a escondesse. Ele sugeriu que ela entrasse em sua cabana e se ocultasse lá dentro. Não muito tempo depois, vieram os caçadores e perguntaram ao lenhador se ele tinha visto uma raposa passar por ali. Em voz alta ele negou tê-la visto, mas com a mão fez gestos indicando onde ela estava escondida.
Entretanto, como eles não prestaram atenção nos seus gestos, deram crédito às suas palavras. Ao constatar que eles já estavam longe, a raposa saiu em silêncio e foi indo embora. E o lenhador se pôs a repreendê-la, pois ela, salva por ele, não lhe dera nem uma palavra de gratidão. A raposa respondeu: “Mas eu seria grata, se os gestos de sua mão fossem condizentes com suas palavras.” (Fábulas completas, 2013.)
A moral mais apropriada para fechar a fábula seria:
a) esta fábula pode ser dita a propósito de homens desventurados que, quando estão em situações embaraçosas, rezam para encontrar uma saída, mas assim que encontram procuram evitá-las
b) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito daqueles homens que nitidamente   proclamam ações nobres, mas na prática realizam atos vis
c) esta fábula mostra que os homens desatentos prestam atenção nas coisas de que esperam tirar proveito, mas permanecem apáticos em relação àquelas que não lhes agradam
d) assim, alguns homens se entregam a tarefas arriscadas, na esperança de obter ganhos, mas se arruínam antes mesmo de chegar perto do que almejam
e) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito de um homem frouxo que reclama de ínfimas desgraças, enquanto ela própria suporta, sem dificuldade, desgraças enormes
5) (Enem 2012 – Segundo Dia)
“Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil.
Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.
Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que
a) a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
b) o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
c) a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
d) a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
e) o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.
6)  (Enem 2012 – Segundo Dia)
A substituição do haver por ter em construções existenciais, no português do Brasil, corresponde a um dos processos mais característicos da história da língua portuguesa, paralelo ao que já ocorrera em relação à aplicação do domínio de ter na área semântica de “posse”, no final da fase arcaica.
Mattos e Silva (2001:136) analisa as vitórias de ter sobre haver e discute a emergência de ter existencial, tomando por base a obra pedagógica de João de Barros. Em textos escritos nos anos quarenta e cinquenta do século XVI, encontram-se evidências, embora raras, tanto de ter “existencial”, não mencionado pelos clássicos estudos de sintaxe histórica, quanto de haver como verbo existencial com concordância, lembrado por Ivo Castro, e anotado como “novidade” no século XVIII por Said Ali.
Como se vê, nada é categórico e um purismo estreito só revela um conhecimento deficiente da língua. Há mais perguntas que respostas. Pode-se conceber uma norma única e prescritiva? É válido confundir o bom uso e a norma com a própria língua e dessa forma fazer uma avaliação crítica e hierarquizante de outros usos e, através deles, dos usuários? Substitui-se uma norma por outra?
Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia que
a) o estabelecimento de uma norma prescinde de uma pesquisa histórica.
b) os estudo clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua.
c) a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma.
d) a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos.
e) os comportamentos puristas são prejudiciais à compreensão da constituição linguística.
7) (Enem – 2013)
Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos
A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.
Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.
Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.
Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que
a) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada   constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.
b) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.
c) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.
d) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.
e) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.
8) (Enem 2017)


Os textos publicitários são produzidos para cumprir determinadas funções comunicativas. Os objetivos desse cartaz estão voltados para a conscientização dos brasileiros sobre a necessidade de
a) as crianças frequentarem a escola regularmente.
b) a formação leitora começar na infância.
c) a alfabetização acontecer na idade certa.
d) a literatura ter o seu mercado consumidor ampliado.
e) as escolas desenvolverem campanhas a favor da leitura.

ATIVIDADE 2:

Assista aos vídeos: “Resumo da obra: Os Sertões”



“Guerra de Canudos/ Eduardo Bueno”



Escreva um parágrafo discutindo que relação pode ser feita entre a obra literária e a história do nosso país.


PRAZO DE ENTREGA: 20/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO:   ana.nevesalvarenga@gmail.com 


Comentários

Postar um comentário