PRIMEIRAS SÉRIES
EE. FRANCISCO
AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
SÉRIE: 1º ANO C
PROFESSORA: MARTINHA CORRÊA DA SILVA
HABILIDADE:
Inferir informações explícitas
estabelecendo relações entre a linguagem verbal (texto escrito) e não verbal
(imagens)
Observe a imagem abaixo e responda :
1.Você reconhece os elementos presentes na imagem? Quais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.O nome deste esquadrão é Esquadrilha da Fumaça. Levante
hipóteses: qual é a origem desse nome?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.Você já viu alguma apresentação da Esquadrilha da Fumaça
(ao vivo ou pela TV)? O que achou?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.Leia o texto.
A Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira
(FAB), responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional.
São 13 pilotos altamente treinados e
capacitados; a Esquadrilha da Fumaça opera
com a aeronave T-27 Tucano e realiza,
em média, 100 demonstrações ao ano.
5. Observe que, no texto lido,
as formas verbais que estão destacadas.
As informações apresentadas
são atuais, os verbos empregados estão no:
( ) passado ( )presente ( )futuro
Habilidades:
Reconhecer os elementos da
narrativa (personagem, enredo, tempo, espaço ou foco narrativo) em um texto.
A literatura de ficção é aquela que contém uma
história inventada, fictícia, resultado de uma invenção imaginativa, com ou sem
intenção de enganar. A essência da ficção é, pois, a narrativa. É a
sua espinha dorsal, correspondendo ao velho instinto humano de contar e ouvir
histórias. A narrativa deve tentar responder às seguintes
perguntas essenciais:
•quem ? - a personagem ou personagens;•o quê? - o enredo, ou seja, os acontecimentos;
•como? – o modo como se tecem os fatos;
•onde? – o lugar ou os lugares da ocorrência;
•quando? – o momento ou os momentos em que se passam os fatos;
•por quê? – a causa do(s) acontecimento(s).
Elementos da narrativa
O mundo da ficção desenvolveu-se ao redor dos seguintes elementos estruturais:
• narrador;
• personagens;
• espaço;
• tempo;
• problema / solução.
Vamos entender melhor sobre narrador:
Narrador → o narrador é quem conta a história. O narrador pode assumir três pontos de vista na narrativa.
Não podemos confundir...
...autor com narrador. Autor tem existência real, é uma pessoa que existe fisicamente. O narrador é uma personagem criada pelo autor para contar a história. Vamos conhecê-los?
Narrador participante ou personagem
O narrador participante é uma das personagens, principal ou secundária, da história; ela está dentro da história e vê os acontecimentos de dentro para fora.
A narrativa é elaborada na 1ª pessoa do singular (eu).
Um ótimo exemplo de narrador personagem está no livro ‘O Pequeno Príncipe’, de Antoine de Saint-Exupéry. Há o filme ‘O Pequeno Príncipe’, baseado no livro. Vamos assistir a ele.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=Ki1SrEMBI3U
Narrador
observador
O narrador observador simplesmente relata os fatos,
registrando as ações e as falas das personagens. Ele conta, como mero
espectador, uma história vivida por terceiros. Trata-se da narrativa escrita na
3ª pessoa do singular ( ele – ela).
A seguir, expomos um bom exemplo de narrador em 3ª
pessoa.A Cigarra e a Formiga (A Formiga Boa - Monteiro Lobato)
Houve uma jovem cigarra que tinha o costume de chiar ao pé do formigueiro. Só parava quando cansadinha; e seu divertimento era observar as formigas na eterna faina de abastecer as tulhas. Mas o bom tempo afinal passou e vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam o dia cochilando nas tocas. A pobre cigarra, sem abrigo em seu galhinho seco e metida em grandes apuros, deliberou socorrer-se de alguém. Manquitolando, com uma asa a arrastar, lá se dirigiu para o formigueiro. Bateu – tique, tique, tique... Aparece uma formiga friorenta, embrulhada num xalinho de paina.
- Que quer? – perguntou, examinando a triste mendiga suja de lama e a tossir.
- Venho em busca de agasalho. O mau tempo não cessa e eu... A formiga olhou-a de alto a baixo. E que fez durante o bom tempo que não construiu a sua casa? A pobre cigarra, toda tremendo, respondeu depois dum acesso de tosse.
- Eu cantava, bem sabe...
- Ah!... Exclamou a formiga recordando-se. Era você então que cantava nessa árvore enquanto nós labutávamos para encher as tulhas?
- Isso mesmo, era eu... Pois entre, amiguinha! Nunca poderemos esquecer as boas horas que sua cantoria nos proporcionou. Aquele chiado nos distraía e aliviava o trabalho. Dizíamos sempre: que felicidade ter como vizinha tão gentil cantora! Entre, amiga, que aqui terá cama e mesa durante todo o mau tempo. A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.
(Do livro Fábulas, Monteiro Lobato, 1994)
Prestaram atenção?!
Quem conta a história não participa dela, então esse narrador tem a visão do lado de fora da história. Ele utiliza os verbos na 3ª pessoa (tinha, parava, passou, dirigiu, aliviava, etc.) porque ele está contando o que aconteceu, as ações das personagens, o que elas disseram os fatos.
1
Atividade solte a sua imaginação e crie
uma narrativa:
Férias antecipadas por causa do corona vírus. (somente
uma sugestão pode escrever qualquer narrativa)______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Habilidades: Inferir o sentido de operadores discursivos ou de processos persuasivos utilizados em um texto argumentativo.
1.Observe a imagem abaixo. O que você sabe sobre essa personagem?
______________________________________________________________________________
2.Leia este texto, que fala
sobre um filme protagonizado pela personagem.
O tão esperado dia chegou. Homem-Aranha, o longa que
dá vida a um dos mais adorados heróis dos quadrinhos, finalmente chega às
telonas brasileiras, prometendo ser um arrasa-quarteirão, como foi nos EUA. O
Homem-Aranha arrebanhou uma verdadeira legião de fãs no mundo todo, de todas as
idades e nacionalidades. Isso porque o personagem criado por Stan Lee em 1962 é
muito mais humano do que os outros. (...)
3.Esse texto pode convencer um leitor a ver o filme
Homem-Aranha? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O texto que você leu é uma resenha crítica, nele estão
expressas a opinião de críticos sobre uma peça, um livro, um filme ou outras
produções culturais.
A RESENHA
Quem
diz?
O resenhista pode ser um jornalista ou um crítico.
O que
diz?
O resenhista descreve, analisa e avalia um objeto (livro,
filme, música, programa de TV, etc).
Como
diz?
A resenha de um romance, por exemplo, informa os nomes do
autor, da obra, da editora e o número de páginas. Em seguida, faz um pequeno resumo da
história, sem fornecer ao leitor a resolução do conflito. Por fim, o resenhista analisa e avalia a obra
expressando o seu ponto de vista.
Por
que diz?
O resenhista escreve para dar ao leitor as características
positivas ou negativas do objeto resenhado, de acordo com sua avalição, para
levá-lo a ler um livro ou ver um filme, por exemplo, ou, ao contrário, para que
ele não faça isso.
Para
quem diz?
A resenha se dirige ao público-alvo do objeto resenhado. Porém, ao produzir a resenha de um filme
infantil, por exemplo, o resenhista deve se dirigir a interlocutores adultos,
pois serão os pais os responsáveis por avaliar o interesse desse filme para
seus filhos.
ATIVIDADE
1.Pesquise na internet ou no livro didático quais são as características do gênero textual
resenha critica e transcreva abaixo.
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2 Elabore a resenha de um filme que você tenha assistido este ano.
Antes de escrever, pense no público a quem ela se dirigirá. Depois, siga as características do gênero estudadas.
1º parágrafo: descrição do objeto da resenha;
2º parágrafo: apresentação do assunto da resenha;
3º parágrafo: a sua avaliação sobre o filme.
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PRAZO PARA O ENVIO - 15/05/2020
ENVIAR PARA: professoramartinhasilva@gmail.com
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
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DISCIPLINA:LÍNGUA PORTUGUESA
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SÉRIE:1º B, C
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PROFESSORA: MARTINHA CORRÊA DA SILVA
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ATIVIDADE.
Leiam
com atenção e respondam as atividades propostas para nota.
Habilidade:
Usar
procedimentos de checagem de fatos noticiados e fotos publicadas
(verificar/avaliar veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL,
formatação; comparar diferentes fontes; consultar ferramentas e sites
checadores etc.), de forma a combater a proliferação de notícias falsas (fake
news).
1. Leia os texto abaixo:
Gênero Textual: Notícia
Título
/ manchete: em fonte maior,
condensa
a ideia central
da
notícia.
Lide ( do inglês, lead,
“conduzir”):
Lide é
o primeiro parágrafo da notícia
- informações essenciais: quem,
o quê,
onde
e
quando.
Corpo do texto
Informações
complementares
–desenvolvidas
nos parágrafos
seguintes
(por ordem de importância).
Características gerais:
•
texto da esfera
jornalística;
•
de consumo rápido;
•
texto informativo;
•
linguagem
denotativa; sentido do dicionário
•
dados precisos ( dados
mensuráveis: distância, altura, peso,etc./
quantitativos: unidades,
percentuais, etc. );
•
não apresenta
ponto de vista.
Contexto de circulação / periodicidade:
jornal:
diária;
revista: semanal ou mensal;
TV / Rádio / Internet: atualização “a
qualquer momento”;
Ex:
Apuração de uma eleição (gera novas informações várias vezes ao dia). Por isso a
cada publicação verificar se a fonte é confiável de peso diante da sociedade.
Exemplo
de noticia :
Após
acidente no Derby, gestante enfim consegue vaga para dar à luz
Uma gestante de 17 anos de idade,
com trabalho de parto iniciado, que estava à procura de leito no Recife,
sofreu um acidente de trânsito nesta quarta-feira (6) à noite. Apesar de ter
provocado um grande susto tanto na grávida, quanto na sua mãe e em mais duas
pessoas que ocupavam a ambulância, o fato acabou colaborando para que a
paciente fosse atendida a tempo. O bebê nasceu de um parto cesariano, no
Imip.
As
questões abaixo são referentes somente ao lide que devera conter todas as
respostas.
Elementos constitutivos da notícia / estrutura:
Quem ? ( gestante de 17
anos )
O quê ? ( acidente de
trânsito )
Onde ? ( Recife )
Quando ? ( 06/06/2012 )
2 .
Leia a noticia abaixo e responda as questões de a a g.
Joinville
Domingo, 17 de Junho de 2012.
Motorista
morre em capotamento no Eixo Sul em Joinville
Com
o impacto do acidente, vítima foi arremessada para fora do veículo
O
motorista de um Palio com placa de Joinville morreu após capotar na rua
Waldomiro José Borges, no bairro Itinga, zona Sul de Joinville. O acidente
aconteceu no fim da tarde deste sábado próximo ao viaduto que dá acesso ao
Eixo Sul. A rua continuou congestionada até às 19h30 para a retirada do
veículo. Com o impacto do capotamento, Deovaldino Pontanela, de 57 anos, foi
arremessado para fora do veículo. Quando o Corpo de Bombeiros Voluntários de
Joinville chegou no local, o motorista já estava morto.
a)
Titulo ou manchete?
____________________________________________________________
b)
Quem são os envolvidos?
_______________________________________________________________
c)
O quê aconteceu?
_______________________________________________________________
d)
Onde aconteceu a cena narrada?
_______________________________________________________________
e) Quando?
_______________________________________________________________
F)
Fonte?
_______________________________________________________________
g) Produza uma noticia sobre corona vírus,
covid 19 ,observando as caraterísticas da noticia citada acima.
3. Leia
a crônica a seguir e responda as questões de a a j.
_______________________________________________________________
Habilidade:
reconhecer os elementos básicos da narrativa,
localizar informações explícitas em um texto.
Recado ao
Senhor 903
“Vizinho,
Quem
fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do
zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em
meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser
meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou
desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é
explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a
Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é
impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou
melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei
o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números,
dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste
pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo
1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor. Todos esses
números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos
algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos
agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo
sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento
de manso lago azul. Prometo. Quem
vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às
21h45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois as 8h15 deve
deixar o 783 para tomar o 109 que o levará ate o 527 de outra rua, onde ele
trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço
que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas
o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas
– e prometo silêncio.
[...] Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’. E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.”
a)
. Onde se passa a história?
_________________________________________________________
b)
Qual é o cenário?
__________________________________________________________
c)
O título é sugestivo?
___________________________________________________________
d)
Pelo título dá para imaginar o assunto da crônica ?
______________________________________________________________
e)
Qual é o tom da crônica?
(a)Lírico
( b) Humorístico ( c) Irônico (d)
Reflexivo (e) Poético
f)
O narrador é observador ou personagem (foco narrativo )?
_____________________________________________________________
g)
Que aspectos do cotidiano são narrados?
_____________________________________________________________
h)
É possível localizar o conflito? E o desfecho?
Descreva-os
____________________________________________________________
i)
Nos dias atuais é possível acontecer o que o morador do
1003 sonhava para o desfecho da narrativa acima ? justifique sua resposta.
___________________________________________________________
j)
Com base na crônica lida produza um paragrafo com suas
opiniões sobre o assunto central do texto.
____________________________________________________________________
4. Leia
o texto abaixo
Leia o
texto para responder a questão a seguir:
A comparação entre os
textos I e II nos permite afirmar que
A) em I, há a
valorização do amor dos enamorados e do amor ao time preferido; em II, é
exaltado o amor à torcida organizada.
(B) em I, há a
expressão sobre a facilidade dos enamorados torcerem pelo mesmo time; em II,
é indicada a dificuldade de um relacionamento de namorados de torcidas
diferentes.
(C) em I, há a
abordagem da alegria daqueles que amam e torcem para mesmo time; em II, são
apresentadas as frustrações oriundas da mesma torcida.
(D) em I, há a
revelação do sentimento negativo em relação ao time do amado; em II, é
exaltada a coincidência entre amor e futebol.
5.
Leia os textos abaixo:
Habilidade: Reconhecer os diferentes formas de trartar uma infrormação na
comparação de textos que tratam deo mesmo tema.
Texto I
Monte Castelo
Ainda que eu falasse
a língua dos homens
E falasse a língua
dos anjos,
Sem amor, eu nada
seria.
É só o amor, é só o
amor
Que conhece o que é
verdade;
O amor é bom, não
quer o mal,
Não sente inveja ou
se envaidece.
Amor é fogo que arde
sem se ver;
É ferida que dói e
não se sente;.
É um contentamento
descontente;
É dor que desatina
sem doer.
Ainda que eu falasse
a língua dos homens
E
falasse a língua dos anjos,
Sem amor eu nada
seria.
É um não querer mais
que bem querer;
É solitário andar por
entre a gente;
É um não contentar-se
de contente;
É cuidar que se ganha
em se perder.
É um estar-se preso
por vontade;
É servir a quem vence
o vencedor;
É um ter com quem nos
mata lealdade,
Tão contrário a si é
o mesmo amor.
Estou acordado, e
todos dormem, todos dormem, todos dormem.
Agora vejo em parte,
Mas então veremos
face a face.
É só o amor, é só o
amor
Que conhece o que é
verdade.
Ainda que eu falasse
a língua dos homens
E falasse a língua
dos anjos,
Sem amor eu nada
seria.
Legião Urbana. As
quatro estações. EMI, 1989 – Adaptação de Renato Russo: I Coríntios 13 e So-
neto 11, de Luís de Camões.
Texto
II
Soneto 11
Amor é fogo que arde
sem se ver;
É ferida que dói e
não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina
sem doer;
É um não querer mais
que bem querer;
É solitário andar por
entre a gente;
É nunca contentar-se
de contente;
É cuidar que se ganha
em se perder;
É querer estar preso
por vontade;
É servir a quem vence
o vencedor;
É ter com quem nos
mata lealdade.
Mas como causar pode
seu favor
Nos corações humanos
amizade,
Se tão contrário a si
é o mesmo amor?
Luís Vaz de Camões. Obras completas. Lisboa: Sá da Costa, 1971.
O texto I difere do
texto II
(A) na constatação de
que o amor pode levar até à morte.
(B) na exaltação da
dor causada pelo sofrimento amoroso.
(C) na expressão da
beleza do sentimento dos que amam.
(D) na rejeição da aceitação passiva do
sofrimento amoroso.
6 . Leia
o texto abaixo.
Habilidade: Reconhecer os diferentes formas de trartar uma infrormação na
comparação de textos que tratam deo mesmo tema.
Texto 1
Ah eu ameeeeeeeeeei o filme Crepúsculo! Eh simplesmente
irresistível! Embora o livro seja muito melhor em mostrar a intensidade do
amor entre Edward e Bella, o filme foi bem adaptado e mostra as principais
partes do livro sem sair da história, o que é ótimo! A atuação de todos os
atores escolhidos ficou ótima! Acho que é difícil achar um ator inteiramente
perfeito pro papel do Edward Cullen, o ator poderia ser lindíssimo, mas na
hora de interpretar o personagem não seria igual. Mas o Robert Pattinson,
além de ser lindo, ele tem os trejeitos do Edward sabe, tipo o olhar
cativante, o sorriso, o charme.
Quando terminou o filme fiquei nas nuvens!
É um ótimo romance pra ver a dois... Com certeza vcs não vão se
decepcionar! As outras pessoas que dizem que o filme é ruim são porque não
sabem separar livro de filme. Minha amiga não leu o livro, mas foi ao cinema
comigo ver o filme e não ficou desapontada! Ela amou! Depois não aguentava
mais ela falar do filme (risos). Mas se vc prefere uma comédia, estilo
“Grande Família”, veja “Se eu fosse você 2”.
Espero que tenham gostado!
Beijos,
Miss Alohaa.
Disponível
em: <http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=2009
0107085035AAf8mFN>.
Acesso em: 9 jun. 2011.
Texto 2
Hum, eu sou suspeita em falar de Crepúsculo, pois amo a
série toda e não vejo a hora de sair o 5º livro (versão Edward). O filme é
bom sim, eu gostei!
Agora o livro é sem dúvida alguma muito superior, pois conta com
mais detalhes, coisa que falta no filme e, talvez para quem não leu o livro,
fique uma coisa meio vaga... Mas, mesmo assim dá pra entender.
Um big beijo.
Disponível
em: <http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20
090107085035AAf8mFN>.
Acesso em: 9 jun.2011.
Em
relação ao filme Crepúsculo, esses dois textos apresentam opiniões:
A) complementares.
B) conflitantes.
C) divergentes.
D) semelhantes.
|
|
PRAZO DE ENTREGA:27/05/2020
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E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO:
professoramartinhasilva@gmail.com
|
|
Boa sorte,
atividade para nota
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ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: Português
|
SÉRIE: 1ºD
|
PROFESSOR: João Carlos da Cunha
|
HABILIDADE (S): Confrontar
opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem
verbal.
|
ATIVIDADE: Pesquise os elementos (características) que
compõem uma NOTÍCIA e uma REPORTAGEM. Destaque as diferenças
entre as produções.
O trabalho deverá ser elaborado no
“Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
|
PRAZO DE ENTREGA: 08/5/20
(6ª feira)
|
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA:
Português
|
SÉRIE: 1ºD
|
PROFESSOR:
João Carlos da Cunha
|
HABILIDADE
(S): Confrontar
opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem
verbal.
|
ATIVIDADE: Pesquise, na mídia digital, duas notícias que abordem o mesmo tema. O
tema selecionado será de sua própria escolha. Priorize um tema atual. Copie
as duas notícias e preencha o quadro a seguir, indicando as informações
solicitadas.
Notícia 1 e Notícia 2
- Título
- O que aconteceu?
- Onde aconteceu o fato?
- Com quem?
- Como?
- Por quê?
- Quem são os envolvidos?
- Quando?
- Fonte
O trabalho deverá ser elaborado no
“Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
|
PRAZO
DE ENTREGA: 15/05/20
(6ª feira)
|
E-MAIL
PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA:
Português
|
SÉRIE: 1ºD
|
PROFESSOR:
João Carlos da Cunha
|
HABILIDADE (S): Identificar os
elementos que compõem um texto narrativo.
|
ATIVIDADE: Pesquise os elementos
(características) que compõem um CONTO.
O trabalho deverá ser elaborado no
“Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
|
PRAZO
DE ENTREGA: 22/05/20
(6ª feira)
|
E-MAIL
PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA:
Português
|
SÉRIE: 1ºD
|
PROFESSOR:
João Carlos da Cunha
|
HABILIDADE(S): Identificar as
diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização
dos sistemas de comunicação.
|
ATIVIDADE: Pesquise
as FIGURAS DE LINGUAGEM – O que
são? Tipos e exemplos.
O trabalho deverá ser elaborado no
“Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
|
PRAZO
DE ENTREGA: 29/05/20
(6ª feira)
|
E-MAIL
PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA:
Português
|
SÉRIE: 1ºD
|
PROFESSOR:
João Carlos da Cunha
|
HABILIDADE(S): Identificar os
elementos que compõem um texto narrativo.
|
ATIVIDADE: Leia o conto “Ideias do Canário”, escrito por
Machado de Assis e responda as questões da ATIVIDADE 2 do Caderno do Aluno. Páginas 95, 96 e 97. Questões de
“A” até “L”.
O trabalho deverá ser elaborado no
“Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
|
PRAZO
DE ENTREGA: 05/06/20
(6ª feira)
|
E-MAIL
PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
|
SÉRIE: 1ª SÉRIE E
|
PROFESSOR: JÚLIO CESAR MENEZES DE OLIVEIRA
|
HABILIDADE(S) Reconhecer
o efeito de sentido produzido pela utilização de adjetivo, substantivo, verbo
em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).
Identificar
recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem: ambiguidade,
personificação) em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia,
notícia, poema).
Identificar
ideias-chave em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia,
poema, foto).
Identificar
marcas linguísticas em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia,
notícia, poema), do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
|
ATIVIDADE
Leia o texto a seguir:
Os diamantes
Um
casal de índios vivia, juntamente com sua tribo, à beira de um rio da região
Centro-Oeste. Ele, um guerreiro poderoso e valente, chamava-se Itagibá, que
significa "braço forte". Ela, uma jovem e bela moça, tinha o nome
de Potira, que quer dizer "flor". Viviam os dois muito felizes,
quando sua tribo foi atacada por outros selvagens da vizinhança.
Começou
a guerra e Itagibá teve de acompanhar os outros guerreiros que iam lutar
contra o inimigo. Quando se despediram, Potira não deixou cair uma só
lágrima, mas seguiu, com o olhar muito triste, o marido que se afastava em
sua canoa que descia o rio.
Todos
os dias, Potira, com muita saudade, ia para a margem do rio, esperar o
esposo. Passou-se muito tempo. Quando os guerreiros da tribo regressaram à
sua taba, Itagibá não estava entre eles. Potira soube, então, que seu marido
morreu lutando bravamente. Ao receber essa notícia, a jovem índia chorou
muito. E passou o resto da vida a chorar.
Tupã,
o deus dos índios, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em
diamantes, que se misturaram com a areia do rio. É por isso, dizem, que os
diamantes são encontrados entre os cascalhos e areias do rio. Eles são as
lágrimas de saudade e de amor da índia Potira.
Disponível
em: http://www.potyguar.com.br .
1) O texto lido é
do gênero:
a) conto b) lenda c) notícia d) artigo enciclopédico
Questão
2 – Identifique o objetivo do texto:
Questão
3 – Em “Eles são as lágrimas de saudade e de amor da índia Potira.”, a forma
pronominal sublinhada substitui, considerando-se o contexto, o termo:
Questão
4 – Grife no trecho, a seguir, os adjetivos utilizados na caracterização dos
personagens:
“Ele,
um guerreiro poderoso e valente, chamava-se Itagibá, que significa
"braço forte". Ela, uma jovem e bela moça, tinha o nome de Potira,
que quer dizer "flor".
Questão
5 – Assinale a passagem que caracteriza o clímax da história:
a)
“Viviam os dois muito felizes, quando sua tribo foi atacada por outros
selvagens da vizinhança.”
b)
“Começou a guerra e Itagibá teve que acompanhar os outros guerreiros que iam
lutar [...]”.
c)
“Potira soube, então, que seu marido morreu lutando bravamente.”.
d)
“Tupã, o deus dos índios, ficou com dó e transformou as lágrimas de Potira em
diamantes [...]”.
Questão
6 – Em todos os segmentos, percebe-se, de forma explícita, a progressão do
tempo, exceto em:
a)
“Todos os dias, Potira, com muita saudade, ia para a margem do rio, esperar o
esposo.”.
b)
“Passou-se muito tempo.”.
c)
“Quando os guerreiros da tribo regressaram à sua taba, Itagibá não estava
entre eles.”.
d)
“E passou o resto da vida a chorar.”.
Questão
7 – Há o predomínio no texto de sequências do tipo:
a)
expositivo b)
descritivo c) argumentativo d) narrativo
Questão
8 - Na frase “Começou a guerra e
Itagibá teve de acompanhar os outros guerreiros que iam lutar contra o
inimigo.”, o fato expresso pela locução verbal evidenciada indica:
a)
obrigação b) promessa c) desejo d) hipótese
ATIVIDADE II:
ASSISTA AO VÍDEO: “FIGURAS DE LINGUAGEM PARA O ENEM | QUER QUE
DESENHE? | DESCOMPLICA”
Faça
os exercícios a seguir:
1) Classifique as figuras de linguagem das frases abaixo:
a)
Estou sentindo dor na batata da perna.
b) Os
poemas são pássaros que chegam.
c)
“Quando te vi passar fiquei paralisado
Tremi
até o chão como um terremoto no Japão [...]
d) Se
não fosse pelo atalho levaria um século para chegar.)
“Quando eu cerrar os olhos moribundos / tu
chorarás por mim um pranto saudoso.”
f) Amo
caldo de cana. Já tomei três copos.
g) Com
o dinheiro compraria dez cabeças de gado.
h)
Minha vida é o vento, sempre em movimento.
i)
Percebi que seu amigo não se prende muito aos bons modos.
j) “Mas
dentro de mim (...) o coração grita – Mentira!”
ATIVIDADE III:
EXERCÌCIOS DA APOSTILA SP FAZ ESCOLA, PÁG.
92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99.
|
Ø PRAZO DE ENTREGA:
04/05/2020 – valerá como nota
|
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
Período compreendido entre 11/05 a 22/05
As atividades estão de acordo com as aulas do Centro
de Mídias
OBSERVAÇÃO – ENTREGAR
RESPONDIDO EM DOCUMENTO
WORD OU FOTO LEGÍVEL À CANETA
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 2ª ATIVIDADE
|
SÉRIE: 1º ANO E
|
PROFESSOR: JÚLIO CESAR MENEZES DE OLIVEIRA
|
HABILIDADE(S)
– Identificar
recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora,
metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma definição.
– Identificar, em um texto, normas
ortográficas, de concordância, de regência ou de colocação
pronominal, com
base na correlação entre definição/exemplo.
– Organizar os episódios principais de uma
narrativa literária numa sequência lógica.
Reconhecer
o efeito de sentido produzido pela utilização de adjetivo, substantivo, verbo
em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).
-
Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem:
ambiguidade, personificação) em um texto (verbetes de dicionário ou de
enciclopédia, notícia, poema).
-
Identificar ideias-chave em um texto (verbetes de dicionário ou de
enciclopédia, notícia, poema, foto).
-
Identificar marcas linguísticas em um texto (verbetes de dicionário ou de
enciclopédia, notícia, poema), do ponto de vista do léxico, da morfologia ou
da sintaxe.
- Reconhecer os elementos básicos da narrativa literária
- Relacionar linguagem verbal
literária com linguagem não-verbal presente em textos literários.
- Atribuir significados pela comparação entre textos a partir de
diferentes relações intertextuais.
|
ATIVIDADE
1) Responder as páginas 88 a 91 do Caderno do aluno – SP faz escola – 1º
bimestre.
2) Responder as páginas da apostila “APRENDER SEMPRE”, páginas 4 a 8.
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PRAZO DE ENTREGA: 20/05/2020
|
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: prof.julio.menezes@outlook.com
|
SEGUNDAS SÉRIES
ROTEIRO DE ESTUDOS
TERCEIRAS SÉRIES
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: Português
|
SÉRIE: 2ºD
|
PROFESSOR: João Carlos da Cunha
|
HABILIDADE (S): Estabelecer relações entre o texto literário e o
momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e
político.
|
ATIVIDADE: Realizar uma pesquisa sobre MARTINS PENA e o contexto histórico-social em que suas obras
estão inseridas: como eram os costumes, o que estava acontecendo na sociedade
da época, a importância e influência de tais acontecimentos na produção
literária.
O trabalho deverá ser elaborado no
“Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
|
PRAZO DE ENTREGA: 08/5/20
(6ª feira)
|
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA:
Português
|
SÉRIE: 2ºD
|
PROFESSOR:
João Carlos da Cunha
|
HABILIDADE
(S): Estabelecer relações entre o texto literário e o
momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e
político.
|
ATIVIDADE: Leia o texto 1 “O NOVIÇO”, escrito por Martins Pena. Copie e responda as questões
de “01” até “07” do Caderno do Aluno. Páginas
88, 89, 90 e 91.
O trabalho deverá ser elaborado no
“Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
|
PRAZO
DE ENTREGA: 15/05/20
(6ª feira)
|
E-MAIL
PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA:
Português
|
SÉRIE: 2ºD
|
PROFESSOR:
João Carlos da Cunha
|
HABILIDADE (S): Identificar as
diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de
caracterização dos sistemas de comunicação.
|
ATIVIDADE: Pesquise os elementos
(características) que compõem um ANÚNCIO
PUBLICITÁRIO. Definição, tipos, exemplos, onde são encontrados. Responder
as questões de “A” até “H” das páginas 93 e 94 do Caderno do Aluno.
O trabalho deverá ser elaborado no
“Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
|
PRAZO
DE ENTREGA: 22/05/20
(6ª feira)
|
E-MAIL
PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA:
Português
|
SÉRIE: 2ºD
|
PROFESSOR:
João Carlos da Cunha
|
HABILIDADE(S): Reconhecer a
necessidade de dominar a norma padrão, que representa a variedade
linguística, socialmente prestigiada, sem menosprezar as demais variantes.
|
ATIVIDADE: Pesquise ORAÇÕES COORDENADAS E
ORAÇÕES SUBORDINADAS. Definição, período simples, período composto,
conectivos e exemplos.
O trabalho deverá ser elaborado no
“Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
|
PRAZO
DE ENTREGA: 29/05/20
(6ª feira)
|
E-MAIL
PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA:
Português
|
SÉRIE: 2ºD
|
PROFESSOR:
João Carlos da Cunha
|
HABILIDADE(S): Reconhecer a
necessidade de dominar a norma padrão, que representa a variedade
linguística, socialmente prestigiada, sem menosprezar as demais variantes.
|
ATIVIDADE: Análise Linguística – Períodos e Conectivos: Leia o Capítulo XIII – “MUDANÇA DE VIDA” escrito por Manuel Antônio de Almeida (Páginas 94, 95 e 96) e responda as
questões da ATIVIDADE 5 (Páginas 97
e 98). Questões de “1” até “6” do Caderno do Aluno.
O trabalho deverá ser elaborado no
“Word” e entregue pelo e-mail abaixo.
|
PRAZO
DE ENTREGA: 05/06/20
(6ª feira)
|
E-MAIL
PARA DEVOLUÇÃO: multi.copy@yahoo.com
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
|
SÉRIE: 2º ANO E 1ª ATIVIDADE
|
PROFESSOR: JÚLIO CESAR MENEZES DE OLIVEIRA
|
HABILIDADE(S)
Identificar
posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao
tema em textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto,
notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
Identificar
o público-alvo de um texto (letra de música, trecho de romance, teatro,
poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).
Reconhecer
o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos morfossintáticos
(conjunção, períodos simples e compostos) em um texto (letra de música,
trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio,
cartaz).
Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação entre textos (letra
de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de
opinião, anúncio, cartaz) que se referem ao mesmo tema.
|
ATIVIDADE Atividade 1
TEMA DE REDAÇÃO
FUVEST: ÉTICA NO SÉCULO XXI
TEXTO I
Você já
deve ter ouvido, mesmo que à boca miúda: se alguém tem uma conduta
reprovável, é porque não aprendeu bons valores em casa.
ÉTICA, RESPEITO E HONESTIDADE SÃO QUALIDADES
ENALTECIDAS E ALVO DE PREOCUPAÇÃO DE PAIS E ESCOLAS, MAS DESVIOS SÃO TÃO
FREQUENTES QUE LEVAM À PERGUNTA: É POSSÍVEL ENSINAR PRINCÍPIOS A OUTRA
PESSOA?
O
economista e ensaísta Eduardo Giannetti compara a assimilação de valores ao
aprendizado da linguagem. É difícil dizer quem nos ensinou a falar, mas
ninguém nasceu sabendo e todos aprenderam.
“Valores
éticos são uma espécie de gramática da convivência. Sem a gramática, não há
língua, do mesmo modo como a virtude dá o estilo do convívio”, diz Giannetti.
Ele
lembra o diálogo entre Platão e Protágoras, no qual esse último argumenta que
a consciência e a noção de justiça são traços conquistados a duras penas pela
humanidade, que devem ser reaprendidos a cada geração; o ensino começa no
colo das mães, passa pela escola e continua por toda a vida em comunidade,
com a ajuda da punição dos transgressores.
O
educador Mario Sergio Cortella aponta a exemplaridade como melhor maneira de
ensinar ética. “É claro que valores podem ser transmitidos pelos pais, mas
não com a automaticidade que alguns desejam. Até porque parte da força de uma
nova geração vem da oposição à anterior.”
Giannetti
afirma que a adesão às normas depende de internalização: é preciso entender
por si mesmo que a regra é importante para a vida em sociedade, e não ser
coagido por castigos ou vergonha.
“Passa
por uma educação formal, que ajude a entender a existência de normas não para
tolher pessoas, mas permitir que compartilhem o espaço de forma harmoniosa.”
Luciene
Tognetta, da Unesp, coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação
Moral, que reúne membros de várias universidades atentos ao ensino da ética
nas escolas. Pesquisa do grupo analisou projetos de educação moral de 1.100
escolas públicas e considerou só 2% completos, já que a maioria se resumia em
preleções verbais, tarefas e iniciativas isoladas de professores.
No
aconselhamento que o grupo promove em colégios, a instrução é criar um
ambiente que estimule a autonomia e a autorregulação. “O professor deve dar
às crianças condições de resolver problemas pela conversa, deixar que, num
conflito, saiam de seu ponto de vista e percebam o do outro. Só assim se
desenvolve a autonomia do dever moral”, diz a professora.
O
colégio Bandeirantes, de São Paulo, dá curso de formação em ética para professores
e funcionários e, nas salas de aula, mantém a disciplina Convivência em
Processo de Grupo, que ocupa uma hora por semana do sexto ano ao fim do
ensino médio, apresentando dilemas morais.
“A
ideia é, sem mencionar a palavra ética ou moral, permitir que problemas
relacionados apareçam naturalmente”, diz a coordenadora, Maria Estela Zanini.
Também
para Giselle Magnossão, diretora do Albert Sabin, o ambiente é mais
importante do que a aula expositiva para o estímulo da ética. No currículo,
há momentos em que alunos são convidados a sustentar posições. “Não é
preleção sobre respeito, mas um debate em que o aluno reflete e argumenta.”
É
possível expandir para toda a comunidade a noção de que o ambiente é
peça-chave na formação da moral.
Mesmo
rechaçando a máxima de que o homem é produto do meio, Cortella diz que a
conduta resulta em boa parte do
sistema
de valores vigente, a que a pessoa adere “para não se sentir excluída”.
Microcosmos
como o trânsito oferecem tubos de ensaio, afirma Giannetti. “Se você pegar um
motorista carioca e levar a Zurique, em pouco tempo ele estará dirigindo como
o suíço, e vice-versa”.
Mas o
contrato social que rege a vida é mais quebradiço do que se pensa. Na Nova
York de 1977, bastou um apagão de pouco mais de 24 horas, entre 13 e 14 de
julho, para haver explosão no número de crimes: 1.600 lojas danificadas e mil
incêndios foram reportados, levando a mais de 3.000 detenções.
Não é
preciso ir tão longe em tempo e espaço: todo brasileiro deve se lembrar da
greve de policiais militares no Espírito Santo, em fevereiro, que deixou 198
mortos em três semanas.
“Mesmo
em sociedades avançadas, quando há o colapso da dimensão da submissão,
rapidamente descamba-se para uma situação de guerra de todos contra todos”,
afirma Giannetti. “E você percebe como é frágil esse acordo da ética cívica.”
TEXTO
II
A SENSAÇÃO QUE SE TEM É QUE O BRASIL VIVE UMA
CRISE ÉTICA E, NESSAS HORAS, SEMPRE SURGE A PROPOSTA DE AMPLIAR AS AULAS DE
ÉTICA NAS ESCOLAS. MAS SERÁ QUE EXISTE UMA CORRELAÇÃO ENTRE ESTUDAR ÉTICA E
SER ÉTICO?
O
filósofo Eric Schwitzgebel, da Universidade da Califórnia, Riverside, tentou
medir isso. Perguntou a professores de ética, isto é, gente que ganha a vida
ensinando os outros sobre o que é certo e o que é errado, com que frequência
votavam, ligavam para suas mães, respondiam a e-mails de alunos, comiam
carne, doavam sangue, contribuíam para associações de caridade etc. e
comparou suas respostas com as dadas por filósofos de outras especialidades e
professores de outros cursos.
Schwitzgebel
também foi aos arquivos para ver se os eticistas relutaram mais do que
colegas de outras áreas em aderir ao nazismo ou se eles roubavam menos livros
das bibliotecas. Os resultados, como o leitor já deve suspeitar, indicam que
não há diferenças importantes nos comportamentos dos diversos professores.
Duas
exceções são os livros —as chances de títulos de ética desaparecerem das
estantes são 50% maiores do que os de outras matérias— e o abate de animais
para consumo humano: 60% dos eticistas o condenaram, contra 19% dos
professores de outras áreas. A diferença, contudo, despareceu quando se mediu
a frequência com que comem carne: 38% dos professores haviam jantado um
mamífero na noite anterior, contra 37% dos eticistas. Como dizia Terêncio,
“sou humano e nada do que é humano me é estranho”.
Disponível
em:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2017/04/1879688-o-poder-da-etica.shtml?loggedpaywall
Acesso em 12 novembro 2017.
TENDO EM CONTA AS IDEIAS DOS TEXTOS, ALÉM DE
OUTRAS INFORMAÇÕES QUE JULGUE RELEVANTES, REDIJA UMA DISSERTAÇÃO EM PROSA, NA
QUAL VOCÊ EXPONHA SEU PONTO DE VISTA SOBRE O TEMA “ÉTICA NO SÉCULO XXI”.
INSTRUÇÕES:
·
A redação deve ser uma dissertação, escrita de acordo com a norma
padrão da língua portuguesa.
·
Escreva, no mínimo, 20 linhas, com letra legível.
·
Não ultrapasse o espaço de 30 linhas da folha de redação.
·
Dê um título a sua redação.
Atividade
2
Assista
aos vídeos e faça o que se pede:
Apostila
– páginas 94 a 96.
Ler
os textos e responder às questões.
Atividade
3
Análise
dos textos a seguir:
Continuar
a leitura do livro “Casa de pensão”, pois haverá avaliação assim que
retornarmos à escola.
Dúvidas:
Utilizem o WhatsApp ou e-mail.
Bons
estudos!
|
PRAZO DE ENTREGA: 08/05/2020
|
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
|
SÉRIE: 2º ANO E 2ª ATIVIDADE
|
PROFESSOR: JÚLIO CERSAR MENEZES DE OLIVEIRA
|
HABILIDADE(S)
• Estabelecer
relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
• Identificar o
público-alvo de um texto.
• Identificar os
elementos constitutivos da organização de um gênero textual (comédia de
costumes, anúncio, artigo de opinião, romance, conto, letra de música).
• Identificar
posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao
tema.
• Inferir
informações implícitas (tema/assunto principal) em um texto.
• Identificar
informações em um texto a partir de recursos gráfico-visuais.
• Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação
na comparação de
textos sobre o mesmo tema.
* Relacionar – em
artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos,
recursos linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos
interesses existentes na sociedade.
* Reconhecer os
elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de
costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário.
|
ATIVIDADES
1) Responder as páginas 93 a 96 do
Caderno do aluno – SP faz escola – 1º bimestre.
2) Leia o anúncio e responda às questões:
1ª) Qual a tipologia do texto em estudo?
2ª) O objetivo do texto é
a) promover uma ideia.
b) motivar os clientes a visitarem a empresa Aurora.
c) vender um produtor.
d) falar sobre a importância de uma boa alimentação.
3ª) Escreva a frase impacto da propaganda.
4ª) Qual a importância da personagem escolhida (Guga Kuerten,
ex-tenista brasileiro famoso) para apresentar o produto da empresa Aurora?
5ª) Que tipo de linguagem é predominante no texto?
a) Literária.
b) Verbal e não verbal.
c) Subjetiva.
d) Formal e informal.
6ª) Escreva a logomarca da propaganda.
7ª) Escreva o slogan da propaganda.
8ª) Como os recursos gráficos (imagens) contribuem para o sucesso da
propaganda?
9ª) O anúncio publicitário é direcionado principalmente
a) aos jovens.
b) aos adultos.
c) às crianças.
d) aos idosos.
10ª) O texto em estudo é um exemplo de gênero
a) publicitário.
b) informativo.
c) classificado.
d) notícia.
3) Responder as
páginas da apostila “APRENDER SEMPRE”, páginas 4 ,5 e 6.
|
PRAZO DE ENTREGA: 20/05/2020
|
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: prof.julio.menezes@outlook.com
|
TERCEIRAS SÉRIES
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª ATIVIDADE
|
SÉRIE: 3ª E
|
PROFESSORES :JÚLIO CESAR MENEZES DE OLIVEIRA
|
HABILIDADE(S) Reconhecer o efeito de sentido
produzido pelo uso de recursos morfossintáticos (conectivos) em um texto (HQ,
letra de música, poema, trecho de romance, resenha, argumentativo).
Relacionar
textos literários e o momento de sua produção, considerando os contextos
histórico, social e/ou político (Modernismo, Parnasianismo e Simbolismo).
Inferir
informação implícita em textos (história em quadrinhos, letra de música,
poema, trecho de romance, resenha, argumentativo).
|
ATIVIDADE Atividade 1
Assistir
ao vídeo do site descomplica sobre pré-modernismo
Ler
os textos abaixo e responder:
Continuar
a leitura do livro “Os Sertões” , pois assim que voltarmos à escola
vocês farão a avaliação da obra.
Atividade 2
Retomada
dos organizadores textuais ( coesão e coerência - conectivos) – matéria do
caderno.
Fazer
o exercício abaixo
Coerência
e Coesão Textual
Atividade: Perceba que os conectivos, sublinhados
no texto a seguir, foram colocados no lugar errado. Reescreva-o, trocando
esses conectivos e encaixando-os no lugar adequado para dar sentido ao texto:
A Arte, a
Ciência e a Cultura são instrumentos que o homem desenvolveu, isto é,
interpretar e expressar o mundo que o cerca enquanto oferecem
recursos variados que ajudam a perceber o mundo. A atividade artística pode
ajudar a compreender pois a cultura e a emoção interferem na
percepção humana, ou seja, os estudos científicos oferecem
o conhecimento das leis que regem o mundo da matéria.
Matemática,
Física, Química, História, Literatura, pintura… o que têm em comum? Tudo!
Misturar conhecimentos e questionar conceitos faz da
interdisciplinaridade um bom caminho a ser seguido, como esta
se realiza como uma forma de ver e sentir o mundo. De estar no mundo. De ser
capaz de perceber, de entender as múltiplas implicações ao analisar um
acontecimento, um aspecto da natureza para um fenômeno na
sua dimensão social, natural ou cultural.
Disponível em: http://www.abcmc.org.br/.
Acesso em: 19/07/16.
Atividade 3
Responder
às questões das páginas da apostila 93, 94, 95 96 e 97.
·
Observação:
As páginas são da apostila e não do PDF.
|
PRAZO DE ENTREGA: 04/05/2020
|
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª ATIVIDADE
|
SÉRIE: 3ª A, B, C, D
|
PROFESSORES : ANA CAROLINA
|
HABILIDADE(S) Reconhecer o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos morfossintáticos (conectivos) em um texto (HQ, letra de música, poema, trecho de romance, resenha, argumentativo).
Relacionar textos literários e o momento de sua produção, considerando os contextos histórico, social e/ou político (Modernismo, Parnasianismo e Simbolismo).
Inferir informação implícita em textos (história em quadrinhos, letra de música, poema, trecho de romance, resenha, argumentativo).
|
ATIVIDADE Atividade 1
Assistir ao vídeo do site descomplica sobre pré-modernismo
Ler os textos abaixo e responder:
Continuar a leitura do livro “Os Sertões” , pois assim que voltarmos à escola vocês farão a avaliação da obra.
Atividade 2
Retomada dos organizadores textuais ( coesão e coerência - conectivos) – matéria do caderno.
Fazer o exercício abaixo
Coerência e Coesão Textual
Atividade: Perceba que os conectivos, sublinhados no texto a seguir, foram colocados no lugar errado. Reescreva-o, trocando esses conectivos e encaixando-os no lugar adequado para dar sentido ao texto:
A Arte, a Ciência e a Cultura são instrumentos que o homem desenvolveu, isto é, interpretar e expressar o mundo que o cerca enquanto oferecem recursos variados que ajudam a perceber o mundo. A atividade artística pode ajudar a compreender pois a cultura e a emoção interferem na percepção humana, ou seja, os estudos científicos oferecem o conhecimento das leis que regem o mundo da matéria.
Matemática, Física, Química, História, Literatura, pintura… o que têm em comum? Tudo! Misturar conhecimentos e questionar conceitos faz da interdisciplinaridade um bom caminho a ser seguido, como esta se realiza como uma forma de ver e sentir o mundo. De estar no mundo. De ser capaz de perceber, de entender as múltiplas implicações ao analisar um acontecimento, um aspecto da natureza para um fenômeno na sua dimensão social, natural ou cultural.
Disponível em: http://www.abcmc.org.br/.
Acesso em: 19/07/16.
Atividade 3
Responder às questões das páginas da apostila 93, 94, 95 96 e 97.
· Observação: As páginas são da apostila e não do PDF.
|
PRAZO DE ENTREGA: 04/05/2020
|
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: ana.nevesalvarenga@gmail.com
|
Atividades
para o período compreendido entre 11/05 a 22/05
OBSERVAÇÃO – ENTREGAR RESPONDIDO EM DOCUMENTO
WORD OU FOTO LEGÍVEL À
CANETA
ROTEIRO DE ESTUDOS
⮚
Prazo para entrega:
20/05/2020 – valerá como nota
ROTEIRO DE ESTUDOS
⮚ Prazo para entrega: 20/05/2020 – valerá como nota
E para reescrecer o texto no caderno com as palavras no lugar certo?
ResponderExcluirTem que copiar ou só responder ?
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