FÍSICA

ROTEIROS DE ESTUDO


PRIMEIRAS SÉRIES


·      ­­ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 1ª SÉRIE A, D
PROFESSOR: Bruna Mayara Vieira Ribeiro
·         HABILIDADE(S):
·         Identificar a presença de movimentos no cotidiano;
·         Classificar os movimentos reconhecendo as grandezas que os caracterizam;

           ROTEIROS DE ESTUDOS
                                                            
Introdução: Para a realização das atividades, considere as seguintes definições:

·          O movimento uniforme ocorre quando um móvel desloca-se em linha reta e com velocidade constante. No movimento uniforme, o móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais. 

·         Força é o agente da dinâmica responsável por alterar o estado de repouso ou movimento de um corpo. Quando se aplica uma força sobre um corpo, esse pode desenvolver uma aceleração, como estabelecem as leis de Newton

·         Para deslocamento considera-se o espaço entre um ponto A até um ponto B.

Atividades:

Roteiro - Reconhecendo os movimentos do dia a dia.

1- Faça uma lista dos principais movimentos que você realizou hoje e dos movimentos de coisas e pessoas que chamaram sua atenção no decorrer do dia.

2- O que foi necessário para realizar cada um desses movimentos (combustível, alimentos, uma rampa, ter pernas, ter rodas, etc.)?

3- Qual foi a finalidade de cada movimento?

4-  Entre eles quais movimentos tiveram a finalidade de deslocamento?

5- É possível utilizar força ao realizar movimentos?
   
PRAZO DE ENTREGA:  até 05.05.2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: profabrunamayara@gmail.com


ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: FISICA
SÉRIE: 1ª A, C
PROFESSOR: JORGE SAMPAIO
HABILIDADE(S)
-   Comparar modelos explicativos das variações no movimento pelas leis de Newton;
-   Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades de movimento como as leis de Newton determinam  valores e características dos movimentos em sistemas físicos.
ATIVIDADE:
Fazer um resumo e mais 10 questões ( perguntas e respostas) sobre o trabalho bimestral que foi  solicitado no início do 1º bimestre e que seria entregue no início de Abril.

PRAZO DE ENTREGA: Até 11/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: jorgerasampaio@yahoo.com



DISCIPLINA: Física     1ª SEMANA
SÉRIE: 1ª série E
PROFESSOR: Rodney Sales
HABILIDADE(S): Comparar modelos explicativos das variações no movimento pelas leis de Newton
ATIVIDADE:

1-           Assista ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=twiQ3oEQnqg. Acesso 12.set.2019 e comente sobre a vida e as ideias de Isaac Newton.

2-           Faça uma pesquisa sobre as 3 Leis de Newton e escreva a definição e um exemplo de cada lei em nosso cotidiano.

PRAZO DE ENTREGA:  06/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: rodneysales@professor.educacao.sp.gov.br

ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Física – 2ª SEMANA
SÉRIE: 1ª série E
PROFESSOR: Rodney Sales
HABILIDADE(S): Entender como se processa o deslocamento e a velocidade, o significado das abreviações e entender a composição das fórmulas para que consiga resolver uma situação problema.
ATIVIDADE:  

As questões devem ser copiadas e respondidas no caderno/e ou word / e ou google classroom.

 Movimento e Repouso
Definição
Um corpo está em movimento em relação a um determinado referencial se a sua posição em esse referencial variar no passar do tempo.
Um corpo está em repouso a um determinado referencial se a sua posição a esse referencial não variar ao decorrer do tempo.
Conceitos
Referencial: é um ponto, um corpo ou sistemas de eixo em relação ao qual analisamos se um corpo está em repouso ou em movimento.
Repouso e Movimento: são conceitos relativos porque um corpo pode estar ao mesmo tempo em repouso a um determinado referencial e em movimento em relação a outro referencial.
Trajetória: é o conjunto das sucessivas posições ocupadas por um corpo no decorrer do tempo em relação a um referencial.
A Trajetória pode ser retilínea ou curvilínea (circular, elíptica, parabólica etc.)
A Trajetória é o que o corpo descreve no seu movimento no referencial selecionado.
Distância percorrida (d): é uma grandeza física escalar que mede o percurso efetuado sobre a Trajetória. É uma grandeza sempre positiva e a unidade SI é o metro (m). Pode representar-se por d (distância) ou s (espaço).
Deslocamento: é uma grandeza física vetorial que indica a variação do corpo.
É caracterizado por:
Direção: reta que passa pela posição inicial e pela posição final. Sentido: da posição inicial para a posição final. Intensidade ou valor: distância percorrida/distância da posição inicial para a distância final. Ponto de aplicação: posição inicial.
O Deslocamento não depende da trajetória.
A unidade SI é o metro (m).
Sentido negativo
Sentido positivo.
A distância percorrida combina com o valor do deslocamento quando o corpo descreve o movimento retilíneo sem alteração de sentido.
Velocidade: é uma grandeza física vetorial positiva ou negativa, que corresponde ao quociente entre o deslocamento de um corpo e um intervalo de tempo correspondente, a unidade SI é o m/s, usa-se mais o km/h.
De acordo com a informações acima, as quais foram estudadas em sala e repetida por inúmeras vezes pela professora, responda as questões exemplificando, pode ser através da escrita ou de desenhos.


Questões
1) Quando um corpo está em movimento? Exemplifique.
2) Quando um corpo está em repouso? Exemplifique.
3) O que é uma trajetória? Exemplifique através de um desenho.
4) Exemplifique, através de desenho uma distância percorrida de um móvel qualquer, colocando a posição inicial e a final com os respectivos valores e as unidades de medidas utilizadas.
5) Quais as unidades de medidas (no SI) mais utilizadas?
6) Quando se trata de deslocamento, qual as unidades de medidas você usa? Escreva o nome e o símbolo.
7) Quando se trata de velocidade, qual as unidades de medidas você usa? Escreva o nome e o símbolo.
8) Quando o resultado do deslocamento dá negativo, o que significa?
9) Qual a fórmula do deslocamento e da velocidade?
10) Elabore uma situação problema que ocorra um deslocamento e uma situação problema que envolva velocidade.

PRAZO DE ENTREGA:  21/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: rodneysales@professor.educacao.sp.gov.br

SEGUNDAS SÉRIES

ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: FISICA
SÉRIE: 2ª A, B, C
PROFESSOR: JORGE SAMPAIO
HABILIDADE(S)
-   Estimar a ordem de grandeza de temperaturas de elementos do cotidiano;
-   Propor procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperaturas;
-   Reconhecer o efeito estufa e conseqüências do aquecimento global.
ATIVIDADE:
Fazer um resumo e mais 10 questões ( perguntas e respostas) sobre o trabalho bimestral que foi  solicitado no início do 1º bimestre e que seria entregue no início de Abril.
PRAZO DE ENTREGA: Até 11/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: jorgerasampaio@yahoo.com

·      ­­ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 2ª SÉRIE D
PROFESSORA: Bruna Mayara Vieira Ribeiro
·         HABILIDADE(S):
·         Identificar fenômenos, substâncias e materiais envolvidos em processos térmicos;
·         Relacionar características térmicas dos materiais como seus diferentes usos diários;
·         Perceber a participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos;
·         Elaborar comunicação escrita ou oral utilizando linguagem científica adequada;


       ROTEIROS DE ESTUDOS
                                                            
Introdução: Leve em consideração as seguintes definições para a realização das atividades:

·         O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor.

·              A Temperatura é uma grandeza física escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo. Quanto maior a agitação molecular, maior será a temperatura do corpo e mais quente ele estará e vice-versa.

·               Fontes de calor: Todo elemento capaz de produzir aumento de temperatura em outro corpo é uma fonte de calor. Como exemplo, podemos citar a chama de um fogão, forno, lareira etc.

  Atividades:

  Roteiro 1 -  Cadê o calor?

  1- Liste, pelo menos, dez termos, processos ou situações que tenham alguma relação com calor ou temperatura.

 2- Quais as características dos elementos que você listou os associam a processos térmicos ( algo que esquenta ou esfria) ? Por exemplo, nossas mãos se esquentam quando as esfregamos?

3- Identifique sistemas naturais e tecnológicos nos quais exista alguma relação com calor e temperatura.

4- Agora use os elementos de sua lista para preencher a tabela a seguir.





PRAZO DE ENTREGA:  até 05.05.2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: profabrunamayara@gmail.com

TERCEIRAS SÉRIES

ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: FISICA
SÉRIE: 3ª A, B, C
PROFESSOR: JORGE SAMPAIO
HABILIDADE(S)
-   Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito elétrico;
-   Avaliar o consumo elétrico residencial e na  industria;
-   Compreender os perigos da eletricidade e as medidas de prevenção e segurança.
ATIVIDADE:
Fazer um resumo e mais 10 questões ( perguntas e respostas) sobre o trabalho bimestral que foi  solicitado no início do 1º bimestre e que seria entregue no início de Abril.
PRAZO DE ENTREGA: Até 11/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: jorgerasampaio@yahoo.com

·      ­­ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Física
SÉRIE: 3ª SÉRIE D, E
PROFESSORA: Bruna Mayara Vieira Ribeiro
·         HABILIDADE(S):
·         Identificar a presença da eletricidade no cotidiano;
·         Classificar os equipamentos elétricos a partir de seu uso em tarefas cotidianas;




            ROTEIROS DE ESTUDOS
                                                            
Introdução:  Para a realização das atividades, leve em consideração os seguintes conceitos:

·         Eletricidade é o nome dado a um conjunto de fenômenos que ocorre graças ao desequilíbrio ou à movimentação das cargas elétricas;

·         O conceito de eletricidade é abrangente, mas podemos compreendê-lo como todos os efeitos que as cargas elétricas produzem sobre a matéria. A eletricidade é comumente associada à corrente elétrica, uma movimentação de cargas que é estabelecida quando algum corpo é submetido a uma diferença de potencial elétrico.


Atividades:

Roteiro 1 - Reconhecendo a eletricidade no dia a dia

1- Faça uma lista das atividades que você realizou hoje desde o momento que saiu da cama.

2- Em quais dessas atividades você utilizou eletricidade?

3- Existem outras atividades que ainda serão realizadas no decorrer do dia e que utilizarão eletricidade? Quais?

4- Você consegue apontar uma atividade que utilize eletricidade sem ser um aparelho elétrico ou tecnológico? Se sim, quais?

5- É possível separar todas essas atividades que envolvam eletricidade em grupos com características comuns? Quais são esses grupos?

PRAZO DE ENTREGA:  até 05.05.2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: profabrunamayara@gmail.com


Comentários

  1. A Professora Bruma colocou 1 ano A, mas ela não dá aula pra gente, devemos fazer o dela também?

    ResponderExcluir

Postar um comentário