ROTEIROS DE ESTUDO
PRIMEIRAS SÉRIES
·
ROTEIRO
DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA
BRAGA
|
DISCIPLINA: Física
|
SÉRIE: 1ª SÉRIE A, D
|
PROFESSOR: Bruna Mayara Vieira
Ribeiro
|
·
HABILIDADE(S):
·
Identificar a
presença de movimentos no cotidiano;
·
Classificar os
movimentos reconhecendo as grandezas que os caracterizam;
|
ROTEIROS DE ESTUDOS
Introdução: Para a realização das
atividades, considere as seguintes definições:
·
O movimento
uniforme ocorre quando um móvel desloca-se em linha reta e com velocidade
constante. No movimento uniforme, o móvel percorre espaços iguais em
intervalos de tempo iguais.
·
Força é o agente da
dinâmica responsável por alterar o estado de repouso ou movimento de um
corpo. Quando se aplica uma força sobre um corpo, esse pode desenvolver uma
aceleração, como estabelecem as leis de Newton
·
Para deslocamento
considera-se o espaço entre um ponto A até um ponto B.
Atividades:
Roteiro - Reconhecendo os movimentos do dia a dia.
1- Faça uma lista dos principais movimentos que você
realizou hoje e dos movimentos de coisas e pessoas que chamaram sua atenção
no decorrer do dia.
2- O que foi necessário para realizar cada um desses
movimentos (combustível, alimentos, uma rampa, ter pernas, ter rodas, etc.)?
3- Qual foi a finalidade de cada movimento?
4- Entre eles quais movimentos tiveram a finalidade de deslocamento?
5- É possível utilizar força ao realizar movimentos?
|
PRAZO DE ENTREGA: até 05.05.2020
|
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: profabrunamayara@gmail.com
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: FISICA
|
SÉRIE: 1ª A, C
|
PROFESSOR: JORGE SAMPAIO
|
HABILIDADE(S)
-
Comparar modelos explicativos das variações no movimento pelas leis de
Newton;
-
Reconhecer que tanto as leis de conservação das quantidades de
movimento como as leis de Newton determinam
valores e características dos movimentos em sistemas físicos.
|
ATIVIDADE:
Fazer um resumo e mais 10 questões ( perguntas e
respostas) sobre o trabalho bimestral que foi
solicitado no início do 1º bimestre e que seria entregue no início de
Abril.
|
PRAZO DE ENTREGA: Até 11/05/2020
|
E-MAIL PARA
DEVOLUÇÃO: jorgerasampaio@yahoo.com
|
![]() |
DISCIPLINA:
Física
|
SÉRIE:
1ª série E
|
PROFESSOR:
Rodney Sales
|
HABILIDADE(S):
Comparar
modelos explicativos das variações no movimento pelas leis de Newton
|
ATIVIDADE:
1-
Assista
ao vídeo https://www.youtube.com/watch?v=twiQ3oEQnqg. Acesso 12.set.2019 e comente sobre a vida e
as ideias de Isaac Newton.
2-
Faça uma
pesquisa sobre as 3 Leis de Newton e escreva a definição e um exemplo de cada
lei em nosso cotidiano.
|
PRAZO DE
ENTREGA: 06/05/2020
|
E-MAIL
PARA DEVOLUÇÃO: rodneysales@professor.educacao.sp.gov.br
|
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: Física – 2ª
SEMANA
|
SÉRIE: 1ª série E
|
PROFESSOR: Rodney Sales
|
HABILIDADE(S): Entender como se
processa o deslocamento e a velocidade, o significado das abreviações e
entender a composição das fórmulas para que consiga resolver uma situação
problema.
|
ATIVIDADE:
As questões devem ser copiadas e
respondidas no caderno/e ou word / e ou google classroom.
Movimento e Repouso
Definição
Um
corpo está em movimento em relação a um determinado referencial se a sua
posição em esse referencial variar no passar do tempo.
Um
corpo está em repouso a um determinado referencial se a sua posição a esse
referencial não variar ao decorrer do tempo.
Conceitos
Referencial:
é um
ponto, um corpo ou sistemas de eixo em relação ao qual analisamos se um corpo
está em repouso ou em movimento.
Repouso
e Movimento: são
conceitos relativos porque um corpo pode estar ao mesmo tempo em repouso a um
determinado referencial e em movimento em relação a outro referencial.
Trajetória:
é o
conjunto das sucessivas posições ocupadas por um corpo no decorrer do tempo
em relação a um referencial.
A
Trajetória pode ser retilínea ou curvilínea (circular, elíptica, parabólica
etc.)
A
Trajetória é o que o corpo descreve no seu movimento no referencial
selecionado.
Distância
percorrida (d): é
uma grandeza física escalar que mede o percurso efetuado sobre a Trajetória.
É uma grandeza sempre positiva e a unidade SI é o metro (m). Pode
representar-se por d (distância) ou s (espaço).
Deslocamento:
é
uma grandeza física vetorial que indica a variação do corpo.
É
caracterizado por:
Direção:
reta
que passa pela posição inicial e pela posição final. Sentido: da
posição inicial para a posição final. Intensidade ou valor: distância
percorrida/distância da posição inicial para a distância final. Ponto de
aplicação: posição inicial.
O
Deslocamento não depende da trajetória.
A
unidade SI é o metro (m).
Sentido
negativo
Sentido
positivo.
A
distância percorrida combina com o valor do deslocamento quando o corpo
descreve o movimento retilíneo sem alteração de sentido.
Velocidade:
é
uma grandeza física vetorial positiva ou negativa, que corresponde ao
quociente entre o deslocamento de um corpo e um intervalo de tempo
correspondente, a unidade SI é o m/s, usa-se mais o km/h.
De
acordo com a informações acima, as quais foram estudadas em sala e repetida
por inúmeras vezes pela professora, responda as questões exemplificando, pode
ser através da escrita ou de desenhos.
Questões
1) Quando um corpo está em
movimento? Exemplifique.
2) Quando um corpo está em
repouso? Exemplifique.
3) O que é uma trajetória?
Exemplifique através de um desenho.
4) Exemplifique, através de
desenho uma distância percorrida de um móvel qualquer, colocando a posição
inicial e a final com os respectivos valores e as unidades de medidas
utilizadas.
5) Quais as unidades de
medidas (no SI) mais utilizadas?
6) Quando se trata de
deslocamento, qual as unidades de medidas você usa? Escreva o nome e o
símbolo.
7) Quando se trata de
velocidade, qual as unidades de medidas você usa? Escreva o nome e o símbolo.
8) Quando o resultado do
deslocamento dá negativo, o que significa?
9) Qual a fórmula do deslocamento
e da velocidade?
10) Elabore uma situação problema que ocorra um deslocamento
e uma situação problema que envolva velocidade.
|
PRAZO DE ENTREGA: 21/05/2020
|
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: rodneysales@professor.educacao.sp.gov.br
|
SEGUNDAS SÉRIES
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: FISICA
|
SÉRIE: 2ª A, B, C
|
PROFESSOR: JORGE SAMPAIO
|
HABILIDADE(S)
- Estimar
a ordem de grandeza de temperaturas de elementos do cotidiano;
- Propor
procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperaturas;
-
Reconhecer o efeito estufa e conseqüências do aquecimento global.
|
ATIVIDADE:
Fazer um resumo e mais 10 questões ( perguntas e
respostas) sobre o trabalho bimestral que foi
solicitado no início do 1º bimestre e que seria entregue no início de
Abril.
|
PRAZO DE ENTREGA: Até
11/05/2020
|
E-MAIL PARA
DEVOLUÇÃO: jorgerasampaio@yahoo.com
|
·
ROTEIRO
DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA
BRAGA
|
DISCIPLINA: Física
|
SÉRIE: 2ª SÉRIE D
|
PROFESSORA: Bruna Mayara Vieira
Ribeiro
|
·
HABILIDADE(S):
·
Identificar
fenômenos, substâncias e materiais envolvidos em processos térmicos;
·
Relacionar
características térmicas dos materiais como seus diferentes usos diários;
·
Perceber a
participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos;
·
Elaborar comunicação
escrita ou oral utilizando linguagem científica adequada;
|
Introdução: Leve em consideração as
seguintes definições para a realização das atividades:
·
O calor é a energia
térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor
temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não
existe calor.
·
A Temperatura é uma grandeza física
escalar que pode ser definida como a medida do grau de agitação das moléculas
que compõem um corpo. Quanto maior a agitação molecular, maior será a
temperatura do corpo e mais quente ele estará e vice-versa.
·
Fontes de calor: Todo elemento capaz de
produzir aumento de temperatura em outro corpo é uma fonte de calor. Como
exemplo, podemos citar a chama de um fogão, forno, lareira etc.
Atividades:
Roteiro 1 - Cadê o calor?
1- Liste, pelo menos, dez termos, processos ou situações que tenham
alguma relação com calor ou temperatura.
2- Quais as
características dos elementos que você listou os associam a processos
térmicos ( algo que esquenta ou esfria) ? Por exemplo, nossas mãos se
esquentam quando as esfregamos?
3- Identifique sistemas naturais e tecnológicos nos
quais exista alguma relação com calor e temperatura.
4- Agora use os elementos de sua lista para preencher a
tabela a seguir.
|
PRAZO DE ENTREGA: até 05.05.2020
|
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: profabrunamayara@gmail.com
|
TERCEIRAS SÉRIES
ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
|
DISCIPLINA: FISICA
|
SÉRIE: 3ª A, B, C
|
PROFESSOR: JORGE SAMPAIO
|
HABILIDADE(S)
-
Identificar e caracterizar os principais elementos de um circuito
elétrico;
- Avaliar
o consumo elétrico residencial e na industria;
-
Compreender os perigos da eletricidade e as medidas de prevenção e
segurança.
|
ATIVIDADE:
Fazer um resumo e mais 10 questões ( perguntas e
respostas) sobre o trabalho bimestral que foi
solicitado no início do 1º bimestre e que seria entregue no início de
Abril.
|
PRAZO DE ENTREGA: Até
11/05/2020
|
E-MAIL PARA
DEVOLUÇÃO: jorgerasampaio@yahoo.com
|
·
ROTEIRO
DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA
BRAGA
|
DISCIPLINA: Física
|
SÉRIE: 3ª SÉRIE D, E
|
PROFESSORA: Bruna Mayara Vieira
Ribeiro
|
·
HABILIDADE(S):
·
Identificar a
presença da eletricidade no cotidiano;
·
Classificar os
equipamentos elétricos a partir de seu uso em tarefas cotidianas;
|
ROTEIROS DE ESTUDOS
Introdução: Para a realização das atividades, leve
em consideração os seguintes conceitos:
·
Eletricidade é o nome
dado a um conjunto de fenômenos que ocorre graças ao desequilíbrio ou à
movimentação das cargas elétricas;
·
O conceito de
eletricidade é abrangente, mas podemos compreendê-lo como todos os efeitos
que as cargas elétricas produzem sobre a matéria. A eletricidade é comumente
associada à corrente elétrica, uma movimentação de cargas que é estabelecida
quando algum corpo é submetido a uma diferença de potencial elétrico.
Atividades:
Roteiro 1 - Reconhecendo a eletricidade no dia a dia
1- Faça uma lista das atividades que você realizou
hoje desde o momento que saiu da cama.
2- Em quais dessas atividades você utilizou
eletricidade?
3- Existem outras atividades que ainda serão
realizadas no decorrer do dia e que utilizarão eletricidade? Quais?
4- Você consegue apontar uma atividade que utilize
eletricidade sem ser um aparelho elétrico ou tecnológico? Se sim, quais?
5- É possível separar todas essas atividades que
envolvam eletricidade em grupos com características comuns? Quais são esses
grupos?
|
PRAZO DE ENTREGA: até 05.05.2020
|
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: profabrunamayara@gmail.com
|
A Professora Bruma colocou 1 ano A, mas ela não dá aula pra gente, devemos fazer o dela também?
ResponderExcluir