MATEMÁTICA

ROTEIROS DE ESTUDO


PRIMEIRAS SÉRIES


ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA:Matemática
SÉRIE:1ª série A, B e E
PROFESSOR:Ailton
HABILIDADE(S) H1 - Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos apropriados, diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do tempo. H2 - Reconhecer a contribuição da Matemática na compreensão e análise de fenômenos naturais, e da produção tecnológica, ao longo da história. H3 - Identificar o recurso matemático utilizado pelo homem, ao longo da história, para enfrentar e resolver problemas. H4 - Identificar a Matemática como importante recurso para a construção de argumentação. H5 - Reconhecer, pela leitura de textos apropriados, a importância da Matemática na elaboração de proposta de intervenção solidária na realidade. H6 - Identificar e interpretar conceitos e procedimentos matemáticos expressos em diferentes formas. H7 - Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para explicar fenômenos ou fatos do cotidiano.
ATIVIDADE
Efetuar as resoluções e chegar as soluções que estão assinaladas






PRAZO DE ENTREGA: 20/05

E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: 
professor_escola@outlook.com




ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Matematica
SÉRIE: 1ª C,D
PROFESSOR:RICARDO BARBETTA
HABILIDADE(S) Identificar se uma determinada sequência é
Progressão Aritmética.
 Resolver problemas envolvendo PA , em
diferentes contextos.
ATIVIDADE RESOLUÇAO DOS EXERCICIOS ABAIXO
LISTA DE EXERCICIOS 1ªSÉRIE COSTA BRAGA

1. Quantos termos a P.A. (5, 9, 13,…,37) possui?
2. Determine o 1º termo de uma P.A., onde a6 = 17 e r = -4.
3. Quantos múltiplos de 3 existem entre os números 10 e 95?
4. Encontre o termo geral da P.A. (12, 16, 20,…).
5. Calcule o oitavo termo da progressão aritmética (-6, -2, 2,…).
6. Calcule a razão de uma progressão aritmética, sabendo que a1 = 18 e a5 = 6.
7. O sétimo termo de uma P.A. é 75 e r = 11. Calcule o primeiro termo.
8. Qual é o vigésimo quinto termo da P.A. (2, 5, 8,…)?
9. Calcule a soma dos oito primeiros termos da P.A. (3, 15, 27,…).
10. Calcule a soma dos termos da P.A. (-8, -1, 6,…,41).
11. A soma dos termos de uma P.A. é 324. O 1º termo é 4 e o último, 68. Quantos são os termos dessa P.A.?
13. Calcule a soma dos múltiplos de 4 compreendidos entre 10 e 90.
14-INTERPOLAR 11 MEIOS ARITMÉTICOS ENTRE -27,8 E -17.
15- DETERMINE A  SOMA DE TODOS OS NÚMEROS NATURAIS ÍMPARES DE 3 ALGARISMOS.
16- UM ESCRITOR ESCREVEU EM CERTO DIA ,AS 20 PRIMEIRAS LINHAS DE UM LIVRO. A PARTIR DESTE DIA, ELE ESCREVEU, A CADA DIA ,TANTAS LINHAS QUANTO HAVIA ESCRITO NO DIA ANTERIOR MAIS 5 LINHAS.O LIVRO POSSUI 17 PÁGINAS , CADA UM COM EXATAMENTE 25 LINHAS . EM QUANTOS DIAS O PROFESSOR TERMINOU DE ESCREVER O LIVRO?
17-DETERMINE O VALOR DAS EXPRESSÕES ABAIXO NA P.A. , ONDE:
 a2+a5=124              a) -0,85.a6 + 0,89.a7 - 12.a10
a8+a2=154               b) 56.a10 + 0,12.a8 – 18.a7
18- NUMA P.A. DE 30 TERMOS ONDE O TRIGÉSIMO TERMO É  188 E A RAZÃO É 19.DETERMINAR A SOMA DE TODOS OS SEUS TERMOS.
19-INTERPOLAR 11 MEIOS ARITMÉTICOS ENTRE -27,8 E -17.

PRAZO DE ENTREGA:17 DE MAIO DE 2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: barbettaricardo2020@gmail.com


ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA:Matemática
SÉRIE:1ª série A e B do EM 
PROFESSOR:Ailton
HABILIDADE(S) Identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes usos e situações • Identificar e caracterizar a participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos • Reconhecer as propriedades térmicas dos materiais e sua influência nos processos de troca de calor • Reconhecer o calor como energia em trânsito • Estimar a ordem de grandeza de temperatura de elementos do cotidiano • Propor procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperatura • Identificar e caracterizar o funcionamento dos diferentes termômetros
ATIVIDADE

1)   Os dois termômetros da figura são calibrados segundo escalas termométricas diferentes.


Que relação existe entre os valores de uma mesma temperatura medida nas escalas X e Y?

2)   A tabela a seguir apresenta o resultado de duas leituras feitas num medidor de temperatura em ºF que relaciona a temperatura com a altura da coluna de mercúrio.


a)   determine a equação termométrica desse medidor.
b)   Determine a temperatura quando a altura da coluna é 25cm.
c)   Calcule a altura da coluna de mercúrio quando a temperatura é 100ºF

3)   Quando o bulbo de um termômetro de gás, a volume constante, está imerso no gelo fundente, a pressão do gás é 51,3cm de Hg. Em presença de água em ebulição, sob pressão normal, a pressão do gás passa a 70,3 cm de Hg. Calcule a temperatura em ºC, quando a pressão do gás for 80cm de Hg.



4)   Um tubo capilar contém ar, isolado da atmosfera por uma gota de mercúrio que pode movimentar-se livremente no tubo. Sabe-se que:
1)   com o tubo mergulhado até a gota de mercúrio numa mistura de gelo e água a 0º C, d = 10,0cm;
2)   com o tubo no vapor de água em ebulição a 100ºC, d = 13,6;
3)   com o tubo à temperatura ambiente do laboratório, d = 10,9cm.
Determine a temperatura do laboratório.

5)   A relação entre as escalas x e y é traduzido pelo gráfico.



PRAZO DE ENTREGA: 20/05

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SEGUNDAS SÉRIES

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Matematica
SÉRIE: 2ª A,B,D
PROFESSOR:RICARDO BARBETTA
HABILIDADE(S) - Resolver situações-problema, envolvendo as
razões trigonométricas no triângulo retângulo
-• Resolver situações-problemas que envolvam as
relações entre os lados e ângulos de um triângulo
não retângulo
ATIVIDADE RESOLUÇAO DOS EXERCICIOS ABAIXO

PRAZO DE ENTREGA:17 DE MAIO DE 2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: BARBETTARICARDO2020@GMAIL.COM


EXERCÍCIOS DE TRIGONOMETRIA

Exercícios de Trigonometria
Em trigonometria estuda-se quais são as relações existentes entre os ângulos e os lados dos triângulos. Esses triângulos precisam ser retângulos, ou seja, possuir um ângulo de 90° definindo a hipotenusa e os catetos. Comumente na trigonometria aparecem três ângulos notáveis: 30º, 45º e 60º. Veja o nosso resumo e pratique com os exercícios de trigonometria.
A matéria de Trigonometria é cobrada na prova de Matemática e suas Tecnologias no ENEM. Por isso, fazer os exercícios sobre trigonometria e revisar a matéria vai te preparar ainda mais para os principais vestibulares.
Trigonometria
Trigonometria é uma área de estudo da matemática que trata das relações entre os três lados de um triângulo retângulo – aquele que possui um ângulo de 90° como um de seus três ângulos.
As razões seno, cosseno e tangente são encontradas por meio dos lados do triângulo.
Normalmente são encontrados no triângulo retângulo alguns dos três ângulos considerados notáveis por seus valores constantes. São eles: 30º, 45º e 60º, sendo representados pelas relações trigonométricas seno, cosseno e tangente.
Funções Trigonométricas
As funções trigonométricas seno, cosseno e tangente podem sem encontradas por meio dos catetos oposto e adjacente, pela hipotenusa.
Veja o triângulo retângulo e a representação dos catetos:
Cateto Oposto: É aquele que fica ao lado oposto do ângulo de referência (Ele não toca o ângulo que você está analisando, mas toca o ângulo de 90º).
Cateto Adjacente: É aquele que fica ao lado adjacente do ângulo de referência (Ele toca o ângulo que você está analisando e também toca o ângulo de 90º).
Hipotenusa: É o lado mais longo do triângulo e é oposto ao ângulo reto (Lado que não toca o ângulo de 90º. É o maior lado do triângulo).
seno pode ser encontrado pela razão (divisão) do cateto oposto sobre a hipotenusa. Veja a fórmula abaixo:
cosseno pode ser encontrado pela razão (divisão) entre o cateto adjacente sobre a hipotenusa.Veja a fórmula abaixo:


tangente pode ser encontrado pela razão (divisão) entre o cateto oposto sobre cateto adjacente.Veja a fórmula abaixo:

Círculo Trigonométrico
O círculo trigonométrico, também conhecido como círculo unitário, é utilizado no estudo das funções trigonométricas. Veja a imagem abaixo:

Teoria Euclidiana
Saber as teorias euclidianas é importante para realizar os exercícios sobre trigonometria. Baixe também o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.
Lei dos Senos
Essa lei demonstra que um determinado triângulo, terá um valor constante, com a divisão entre o valor de um lado e o seno de seu ângulo posto.
Exemplo:


Encontre o valor de x no triângulo abaixo:
sen120º = sen(180º – 120º) = sen60º = √3 ou 0,865
                                         2
sen45º = √2 ou 0,705
2
x    = 100    
sen60°      sen45°
  x =  100
0,866  0,707
0,707x = 86,6
x = 122,5
Lei dos Cossenos
Essa lei demonstra que, o quadrado de um dos lados do triângulo, equivale à soma dos quadrados dos outros dois lados, menos o dobro do produto desses dois lados pelo cosseno do ângulo entre eles.
Exemplo:


Usando a lei dos cossenos, encontre o valor do segmento x no triângulo abaixo:
72 = x2 + 32 – 2·3·x·cos60
49 = x2 + 9 – 6·x·0,5
49 = x2 + 9 – 3·x
x2 – 3x – 40 = 0


                                     




                              RESOLVA OS EXERCÍCIOS

1) Determine os valores de xyw e z em cada caso:



2) Em um triângulo retângulo, determine as medidas dos ângulos agudos e da hipotenusa, sabendo que um dos catetos mede cm e o outro mede √3 cm.

Questão 3
 Uma rampa plana, de 36 m de comprimento, faz ângulo de 30° com o plano horizontal. Uma pessoa que sobe a rampa inteira eleva-se verticalmente de:
a) 6√3 m.
b) 12 m.
c) 13,6 m.
d) 9√3 m.
e) 18 m.

Questão 4
 Se um cateto e a hipotenusa de um triângulo retângulo medem 2a e 4a, respectivamente, então a tangente do ângulo oposto ao menor lado é:
a) 2√3
b) √3
     3
c) √3
     6
d) √20
     20
e) 3√3

 


5) Calcular os catetos de um triângulo retângulo, onde a hipotenusa mede 10 cm e um dos ângulos é 60º.

6) Calcular o seno e a tangente de um ângulo cujo cosseno é 0,6.
7) Calcular a medida da altura de um triângulo equilátero de lado 20 cm.

8) (UF – PI) Um avião decola, percorrendo uma trajetória retilínea, formando com o solo, um ângulo de 30º (suponha que a região sobrevoada pelo avião seja plana). Depois de percorrer 1 000 metros, qual a altura atingida pelo avião?

9) (UFSC) Num vão entre duas paredes, deve-se construir uma rampa que vai da parte inferior de uma parede até o topo da outra. Sabendo-se que a altura das paredes é de 4√3 m e o vão entre elas é de 12 m, determine o ângulo, em graus, que a rampa formará com o solo.

10) (FUVEST) Dois pontos, A e B, estão situados na margem de um rio e distantes 40 m um do outro. Um ponto C, na outra margem do rio, está situado de tal modo que o ângulo CAB mede 75º e o ângulo ACB mede 75º. Determine a largura do rio.

11) Calcular os catetos de um triângulo retângulo cuja hipotenusa mede 6 cm e um dos ângulos mede 60º.
12) Quando o ângulo de elevação do sol é de 65 º, a sombra de um edifício mede 18 m. Calcule a altura do edifício.
(sen 65º = 0,9063, cos 65º = 0,4226 e tg 65º = 2,1445)
13) Quando o ângulo de elevação do sol é de 60º, a sombra de uma árvore mede 15m. Calcule a altura da árvore, considerando √3 = 1,7.
14) Uma escada encostada em um edifício tem seus pés afastados a 50 m do edifício, formando assim, com o plano horizontal, um ângulo de 32º. A altura do edifício é aproximadamente: (sen 32º = 05299, cos 32′ = 0,8480 e tg 32º = 0,6249)
a) 28,41m b) 29,87m c) 31,24 m d) 34,65 m
15) Um avião levanta vôo sob um ângulo de 30º. Depois de percorrer 8 km, o avião se encontra a uma altura de:
a)2 km b)3 km c)4 km d)5 km
16) Um foguete é lançado sob um ângulo de 30 º. A que altura se encontra depois de percorrer 12 km em linha reta?
17) Do alto de um farol, cuja altura é de 20 m, avista-se um navio sob um ângulo de depressão de 30º. A que distância, aproximadamente, o navio se acha do farol? (Use √3 = 1,73)
18 ) Num exercício de tiro, o alvo está a 30 m de altura e, na horizontal, a 82 m de distância do atirador. Qual deve ser o ângulo (aproximadamente) de lançamento do projétil? (sen 20º = 0,3420, cos 20º = 0,9397 e tg 20º = 0,3640)
19) Se cada ângulo de um triângulo equilátero mede 60 º, calcule a medida da altura de um triângulo equilátero de lado 20 cm.
20) Um alpinista deseja calcular a altura de uma encosta que vai escalar. Para isso, afasta-se, horizontalmente, 80 m do pé da encosta e visualiza o topo sob um ângulo de 55º com o plano horizontal. Calcule a altura da encosta. (Dados: sem 55º = 0,81, cos 55º = 0,57 e tg 55º = 1,42)





Matemática  - 2ºC / -  PROVA

Iremos fazer a Prova no dia 25/05. Estudem os exercícios das duas atividades postadas no Blog.

Para os 2º ano – Relações fundamentais ;  seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante, e Gráficos com imagem, domínio e período.

Para aqueles que conseguiram acessar o aplicativo e entrar na sala de Matemática, a Prova estará disponibilizada as 8:00 no dia 25 no aplicativo.

Os que não conseguirem acesso ao aplicativo até sexta feira, no sábado me enviar  um e-mail,       patriciahonoratoprof@gmail.com

 Coloquem o nome e a sala, será enviada .


Qualquer  dúvida me procurem .
Bons estudos !!!!  



ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA:   MATEMÁTICA
SÉRIE:  2ªC  
PROFESSOR:  PATRÍCIA
HABILIDADE(S)
 1. Identificar as simetrias presentes na circunferência trigonométrica, utilizando-as para a resolução de situações-problema.
2. Localizar na circunferência trigonométrica a extremidade final de arcos dados em graus ou em radianos.

ATIVIDADE

RELAÇÕES FUNDAMENTAIS            SEMANA 1
Copiar no caderno, assistir aos vídeos, resolver os exercícios no caderno e enviar foto.
                  
Relações fundamentais

1 Tangente: quociente do seno pelo cosseno desse arco

tg = sen                     
       cos          exemplo tg 45º = sen 45º = √2/2 = 1
                                                    cos 45º    √2/2

 2 Cotangente: quociente do cosseno pelo seno desse arco

cotg = cos  
            sen        exemplo  cotg 60º = cos60º = 1/2  = 1  x   2 =  2     x √3 = √3
                                                           sen60º   √3/2    2     √3    2√3     √3      3

3 Secante : é o inverso do cosseno desse arco

sec =
         cos        exemplo sec 150º =   1      =   1    = 1 x 2 =  -2      
                                                      cos150º   -1/2        -1

4 Cossecante: é o inverso do seno desse arco

cossec =  1
               sen               exemplo

        cossec 315º=      1     =        1   =  1 x   2  = -  2  x √2 = - 2√2 =  - √2
                                sen315  º  -√2/2         -√2       √2     √2       2

 
                 https://youtu.be/Q3GU5qWQUT0

 Exercícios (obs: usem a circunferência feita em sala)

1.Determine os valores de :
a) tg 150º     c) tg 120º         e) tg 210º        g)  tg 0º           i) tg 270º   k) tg 60º
b) tg 30º       d)  tg 135º        f)  tg 300º        h)   tg 180º       j) tg 90º
                                                        
               
2.Determine os valores de:
a) cotg 30º        c) cotg 210º     e) cotg 90º       g) cotg 330º      i) cotg 135º
b) cotg 120º      d) cotg225º      f) cotg 240º      h) cotg 270º      j) cotg 180º

3.Determine os valores de :
a) sec 60º       c) sec 180º       e) sec 210º      g) sec 90º       i) sec 30º
b) sec 45º       d) sec 120º       f) sec 315º       h) sec360º

4.Determine os valores de :
a)cossssec 330º      c) cossec 120º      e) cossec 135º      g) cossec 225º   
b) cossec 30º          d ) cossec 270º      f) cossec 180º       h) cossec 300º 
i) cossec 240º
                                                                Bons estudos !!!

PRAZO DE ENTREGA:  04/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO:   patriciahonoratoprof@gmail.com

ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA:   MATEMÁTICA
SÉRIE:  2ªC
PROFESSOR:  PATRÍCIA
HABILIDADE(S) :
1. Localizar na circunferência trigonométrica a extremidade final de arcos dados em graus ou em radianos.
2. Construir o gráfico de uma função trigonométrica dada a equação que a representa.
3. Identificar alguns parâmetros importantes do modelo ondulatório para a descrição matemática de fenômenos periódicos.
ATIVIDADE

               RELAÇÕES FUNDAMENTAIS                SEMANA 2

    Resolver os exercícios no caderno e enviar foto.
 Exercícios (obs: usem a circunferência feita em sala)

1.Determine os valores de :
a) tg 120º           c) cotg 150º           e) sec 270º           g)  cossec 60º  
b) tg 240º           d) cotg 300º           f)  sec 315º           h)   cossec210º      
      
    Parte 2

     Copiar a matéria no caderno, e enviar foto.                                                

         
Funções Trigonométricas

   As funções trigonométricas, também chamadas de funções circulares, estão relacionadas com as demais voltas no ciclo trigonométrico.
   No círculo trigonométrico cada número real está associado a um ponto da circunferência.
         Funções Periódicas
   As funções periódicas são funções que possuem um comportamento periódico. Ou seja, que ocorrem em determinados intervalos de tempo.
   O período corresponde ao menor intervalo de tempo em que acontece a repetição de determinado fenômeno.

         Função Seno
    A função seno é uma função periódica e seu período é .
                  f(x) = sen x
    No círculo trigonométrico, o sinal da função seno é positivo  quando x pertence ao 1º e 2º quadrantes. Já no 3º e 4º quadrantes, o sinal é negativo.
    O domínio e o contradomínio da função seno são iguais a R.
O conjunto da imagem da função seno corresponde ao intervalo real [-1, 1]: -1 < sen x < 1.
    O gráfico da função seno f(x) = sen x é uma curva chamada de senoide:

            


   Assistir  ao vídeo : https://youtu.be/o0xUiH93siU
                                  https://youtu.be/8x76A_XDhRE
                                  https://youtu.be/4plf0z3skCQ    até 12:40 min.
   Resolva o exercício e envie foto.
1)    Faça o gráfico e determine o domínio, imagem e período:

a)y = sen (2x)               c) y = sen                d) y = sen    

b) y = sen (3x)              e) y = 2 sen x                  f) y = 3 sen x
                                                  
      g) y =  sen x                  h) y = sen x             
                    2                                  3
                                                                            Bons estudos !!!   J                                                                                                            
PRAZO DE ENTREGA:  14/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO:   patriciahonoratoprof@gmail.com


 ROTEIRO DE ESTUDOS
DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 2ª série E  1ª SEMANA
PROFESSOR: Rodney Sales
HABILIDADE(S):. Reconhecer a periodicidade presente em alguns fenômenos naturais, associando-a as funções trigonométricas básicas
ATIVIDADE:

1-           Assista o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=osOAG-hTRtU assistido em 27/04/20 às 10:18h. 
Define: - Amplitude 
-  Período 
-  Imagem

2-           Resolva os exercícios:

Caderno do aluno 1ºBimestre
Atividades 1, 2 e 3 
Páginas 7, 8 e 9


PRAZO DE ENTREGA:  06/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: rodneysales@professor.educacao.sp.gov.br



ROTEIRO DE ESTUDOS

EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 2ª série E – 2ª SEMANA
PROFESSOR: Rodney Sales
HABILIDADE(S):.Conhecer as principais características das funções trigonométricas básicas, sabendo construir seus gráficos e aplicá-las em diversos contextos.
ATIVIDADE:

As questões devem ser copiadas e respondidas no caderno/e ou word / e ou google classroom.











PRAZO DE ENTREGA:  21/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO: rodneysales@professor.educacao.sp.gov.br


TERCEIRAS SÉRIES



ROTEIRO DE ESTUDOS


EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA:Matemática
SÉRIE:3D
PROFESSOR:Ricardo Barbetta
HABILIDADE(S) Identificar a equação da reta e a distância  por dois pontos

ATIVIDADE:
Equação geral da reta
Dois pontos definem uma reta. Desta forma, podemos encontrar a equação geral da reta fazendo o alinhamento de dois pontos com um ponto (x,y) genérico da reta.
Sejam os pontos A(xa,ya) e B(xb,yb), não coincidentes e pertencentes ao plano cartesiano.
Três pontos estão alinhados quando o determinante da matriz associada a esses pontos é igual a zero. Assim devemos calcular o determinante da seguinte matriz:

Desenvolvendo o determinante encontramos a seguinte equação:
(y- yb) x + (xa - xb) y + xayb - x- ya = 0
Vamos chamar:
a = (y- yb)
b = (x
a - xb)
c = x
ayb - x- ya
A equação geral da reta é definida como:
ax + by + c = 0
Onde ab e c são constantes e a e b não podem ser simultaneamente nulos.
Exemplo
Encontre uma equação geral da reta que passa pelos pontos A(-1, 8) e B(-5, -1).
Primeiro devemos escrever a condição de alinhamento de três pontos, definindo o matriz associada aos pontos dados e a um ponto genérico P(x,y) pertencente a reta.

Desenvolvendo o determinante, encontramos:
(8+1)x + (1-5)y + 40 + 1 = 0
A equação geral da reta que passa pelos pontos A(-1,8) e B(-5,-1) é:
9x - 4y + 41 = 0
                                    EXERCÍCIOS
1-Determine a equação geral da reta que passa pelos pontos:
       a)    A(-6,8) e B(10,4)
       b)    A(0,1) e B(-6,-5)
       c)    A(-1,1) e B(9,2)
       d)    A(5,-8) e B(12,-4)
       e)    A(-7,8) e B(5,5)
       f)     A(9,7) e B(1,-6)
       g)    A(2,6) e B(-9,5)
       h)   A(5,5) e B(9,-8)
       i)     A(10,15) e B(9,7)
       j)      A(-1,-2) e B(8,-9)

Plano cartesiano e a distância entre dois pontos


A aplicação da fórmula se dá a partir do momento em que  os pontos A (xA, yA) e B (xB, yB), respectivamente, são traçados no plano cartesiano e suas medidas são de terminadas. Logo depois, basta construir o segmento de reta que constitui essa medida dentro do plano, considerando que a medida considerada é a menor distância entre os dois pontos.

Pontos A e B marcados no plano. (Foto: Educa Mais Brasil)




O plano mostrado anteriormente apresenta os pontos A e B marcados, formando uma distância mostrada em diagonal em relação aos eixos X e Y com destaque para suas coordenadas nos eixos x e y, respectivamente. Observa-se que as coordenadas traçadas deu origem a um triângulo ABC, com características de um triângulo retângulo, sendo  sua hipotenusa  o segmento formado pelos pontos AB. Portanto, para encontrar a distância desse segmento pode-se utilizar a aplicação do Teorema de Pitágoras. 


Entretanto, antes de determinar esse comprimento, é preciso conhecer os valores das medidas dos segmentos AC e BC, que são os catetos desse triângulo. 


Considerando que o segmento AC mede xB – xA, e o segmento BC tem a medida equivalente a yB – yA, com a aplicação do Teorema de Pitágoras é possível resolver essa operação geométrica.


Como o comprimento do segmento AB é justamente a distância entre os pontos A e B, entende-se que a fórmula utilizada para calcular a distância é resultante da aplicada do teorema citado acima:

Fórmula da distância entre dois pontos. 

Aplicação da fórmula acima, a partir das medidas dos catetos e da hipotenusa. 


A seguir, observe a seguinte imagem dos pontos A e B marcados em um plano:


Representação dos pontos marcados no plano. (Foto: Educa Mais Brasil)


A princípio, pode-se observar que os pontos possuem coordenadas com os eixos X e Y, a mesma imagem mostrada acima. Sendo o ponto A (xa,ya) e B (xb,yb), respectivamente. Na marcação desses pontos há a formação do triângulo retângulo ABC, determinando seus lados BC: cateto, AC: cateto e AB: hipotenusa.


Entende-se que a distância entre os pontos A e B será a hipotenusa do triângulo retângulo. Já conhecendo suas coordenadas, basta aplicar a fórmula explicada anteriormente e conhecer as medidas pretendidas.


Coordenada relacionada ao cateto 1- BC: yb – ya 
Coordenada equivalente ao Cateto 2- AC: xb – xa
Medida da Hipotenusa AB: distância (D)

A partir desse esclarecimentos é possível a calcular a distância entre pontos para  qualquer plano cartesiano apresentado. Veja os exemplos seguintes:

Exemplo 1 : Dados os pontos A (2,-3) e B (4,5), determine a distância entre eles.
xa: 2
xb: 4
ya: -3
yb: 5





Resultado da operação matemática. 

Exemplo 2:


Determine a distância entre os pontos traçados a seguir, sendo eles: P(-2,3) e Q(-5,-9).
xa: -2
xb: -5
ya: 3
yb: -9 

 

 EXERCÍCIOS
1-Determine a distância entre os pontos:
       a)    A(-6,8) e B(10,4)
        b)    A(0,1) e B(-6,-5)
       c)    A(-1,1) e B(9,2)
       d)    A(5,-8) e B(12,-4)
       e)    A(-7,8) e B(5,5)
       f)     A(9,7) e B(1,-6)
       g)    A(2,6) e B(-9,5)
       h)   A(5,5) e B(9,-8)
       i)     A(10,15) e B(9,7)
       j)      A(-1,-2) e B(8,-9)


PRAZO DE ENTREGA:15 de maio 2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO:barbettaricardo2020@gmail.com



Matemática  3ºA / 3ºB / 3ºC / 3ºE -  PROVA

Iremos fazer a Prova no dia 25/05. Estudem os exercícios das duas atividades postadas no Blog.

Para os 3º ano -- Alinhamento de 3 pontos , Equação de reta e Coeficiente angular da reta.

Para aqueles que conseguiram acessar o aplicativo e entrar na sala de Matemática, a Prova estará disponibilizada as 8:00 no dia 25 no aplicativo.

Os que não conseguirem acesso ao aplicativo até sexta feira, no sábado me enviar  um e-mail,       patriciahonoratoprof@gmail.com

 Coloquem o nome e a sala, será enviada .


Qualquer  dúvida me procurem .
Bons estudos !!!!  






EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA:   MATEMÁTICA
SÉRIE: 3ª A / 3ª B / 3ª C / 3ª E 
PROFESSOR:  PATRÍCIA
HABILIDADE(S)
1.Compreensão da linguagem algébrica na representação de situações e problemas geométricos.
2.Expressão de resultados geométricos por meio da linguagem algébrica
3.Determinar a inclinação de uma reta.


ATIVIDADE

EQUAÇÃO GERAL DA RETA                    SEMANA 2

Resolver o exercício no caderno e  enviar foto.

EXERCÍCIOS
1)    Determine a equação geral da reta que passa pelos pontos:
a)    A(2,2)    B(-3,-3)    
b)    A(-1,2)   B(0,0)   
c)    A(0,0)    B(-1,5)    
d)    A(-2,3)   B(1,5)   
e)    A(1,2)    B(3,4)  
f)     A(-1,3)   B(5,-3)  

Parte 2

Copiar  a matéria no caderno  e enviar foto.
 
COEFICIENTE   ANGULAR   OU  DECLIVE

Coeficiente angular de uma reta r não perpendicular ao eixo das abscissas é o número real m , de modo que:

       m = tg α , onde α é o ângulo formado pela reta r e o eixo positivo OX, sempre em sentido anti-horário.
                                                      
      
   m = 0                           m > 0                      m  Ɇ                      m < 0

   

    Cálculo do coeficiente angular


1º caso : dados dois pontos distintos A (xa,ya) e B (xb,yb) 

        m = yb ya                   Exemplo        A(-6,2)  B(4,-7)
               xb xa
                                                  m = -7 – 2 =    -9  = -0,9     m < 0 obtuso                  
                                                          4 –(-6)     10 


2º caso: dada a equação da reta  ax + by +c = 0

        m = - a                      Exemplo   5x - 2y – 7 = 0                   
                 b
                                              m = - 5  = 2,5     m > 0  agudo
                                                     - 2 


         
               https://youtu.be/kCxYnwCJJ6U

Assistir o vídeo, resolver o exercício e enviar foto

Exercício :

1)    Calcule o coeficiente angular
a)    A(3,4)   B(7,12)             f) 3x + 4y – 7 = 0             k) 2x + 5 = 0
b)    A(5,6)   B(8,-9)              g) - 6x + 8y + 3 = 0          l) 3y – 6 = 0
c)    A(-3,2)  B(4,7)               h)  x + y – 3 = 0               m) A(-2,3) B(-4,-5)
d)    A(-5,-3) B(-4,3)              i) 5x – 8y + 7 = 0             n) A(-3,4)  B(8,4)
e)    A(-6,5)   B(-6,-2)            j) x – 3y + 5 = 0                o) 4x + 8 = 0
           p) – 6y + 2 = 0
    
                                                                                 Bons estudos !!!   J                                                                 
            
                                

PRAZO DE ENTREGA:  14/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO:     patriciahonoratoprof@gmail.com

ROTEIRO DE ESTUDOS
EE. FRANCISCO AUGUSTO DA COSTA BRAGA
DISCIPLINA:   MATEMÁTICA
SÉRIE: 3ª A / 3ª B / 3ª C / 3ª E  /3ª SA
PROFESSOR:  PATRÍCIA
HABILIDADE(S)
1.Compreensão da linguagem algébrica na representação de situações e problemas geométricos.
2.Expressão de resultados geométricos por meio da linguagem algébrica.
3.Determinação da equação geral da reta.

ATIVIDADE

ALINHAMENTO DE TRÊS PONTOS  SEMANA 1

Assistir ao vídeo https://youtu.be/g2hf8S-bveY
Resolver os exercícios no caderno , enviar foto.

EXERCÍCIOS
      1)    Verifique se os pontos são colineares (alinhados) :
a)    A(2,1)   B(3,2)    C(5,4)
b)    A(2,-3)  B(-1,4)   C(1,1)
c)    A(1,-3)  B(4,5)    C(2,3)
d)    A(1,2)   B(7,-2)   C(-2,4)
e)    A(1,2)   B(3,4)    C(5,1)
f)     A(0,3)   B(4,0)    C(5,0)
g)    A(2,2)   B(5,5)    C(-3,-3)
h)   A(2,0)   B(-1,6)   C(1,3)
i)     A(0,2)   B(-1,2)   C(8,2)
j)      A(-1,3)  B(5,-3)   C(2,1)

Parte 2
Copiar no caderno,  assistir o vídeo, resolver os exercícios e enviar foto.
 
Equação Geral da Reta

Dados dois pontos distintos A( xa,ya) e B(xb,yb) consideremos um ponto P(x,y), genérico da reta AB . Se A ,B e P são colineares ,então :
                                                                    
                  
 
         


Resolvendo o determinante teremos a equação geral da reta ax+ by + c = 0.

Exemplo: A(5,2) e B( -1,3)





Exercícios
1 .Determine a equação da reta que passa pelos seguintes pares de ponto:
a)A( 2,-3)  B( 7,3)              d) A(-1,-2)  B(7,5)
b) A(1,3)   B(2,5)               e) A(-8,-1)   B(0,0)
c) A(-1,2)  B(3,4)


                                                                       Bons estudos !!!  
J                                                                  
                                             
PRAZO DE ENTREGA:  04/05/2020
E-MAIL PARA DEVOLUÇÃO:     patriciahonoratoprof@gmail.com


Comentários

  1. Oii Professora Patricia é a Mayara , na parte 2 da atividade essas imagens abrem ? As que estão do lado da formula

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  2. as imagens que estão anexadas são só exemplos, só de você assistir ao vídeo ja consegue resolver os exercícios abaixo!

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